Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO): Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 43
-
Jogos digitais no ensino de história: uma análise do jogo tríade - igualdade, liberdade e fraternidade
(2019)Os jogos digitais, em especial os educativos, são assinalados como uma ferramenta viável para a utilização no ambiente escolar, visto que insere os discentes em um momento lúdico de aprendizagem, possibilitando o ... -
Autodeterminação na aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais no Ensino Médio: uma pesquisa-ação em uma escola estadual de Mossoró/RN
(2019-03-12)Este estudo teve o objetivo de investigar a percepção de alunos do ensino médio sobre a satisfação de suas necessidades psicológicas básicas na aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais. (REEVE, 2006; RYAN; ... -
O PIBID na construção dos saberes e práticas para o ensino de história: um estudo a partir de narrativas (auto)biográficas
(2019-08-13)Esta dissertação tem como ponto central as narrativas (auto)biográficas de docentes egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, do curso de Licenciatura Plena em História. O objetivo geral ... -
Letramento crítico multimodal no ensino de língua portuguesa: investigando os memes compartilhados no Facebook
(2019-03-19)Diante da característica multimodal dos gêneros discursivos (KRESS; van LEEUWEN, 2006), o estudo sobre como os variados elementos semióticos se relacionam é importante, pois permite a interação entre os elementos que ... -
Educação escolar quilombola na Comunidade Jabotá: práticas pedagógicas e fazeres quilombolas
(2019-09-10)Este trabalho tem como proposta analisar como a Educação Escolar Quilombola vem sendo desenvolvida como modalidade de ensino na Unidade de Ensino Rural Lauro Maia, localizada na comunidade quilombola do Jatobá, município ... -
Desvendando a importância do ecossistema manguezal através de uma UEPS sob o enfoque CTSA
(2019-11-26)O ecossistema manguezal possui grande relevância econômica, ecológica e social para a população pertencente a região de Guamaré/RN. Entretanto, ele vem sofrendo ameaças através da ação humana. Com isso, buscou-se elencar ... -
Projeto Professor Diretor de Turma: recontextualizações de políticas na escola
(2019-03-13)Neste trabalho, discutimos o processo de recontextualização da política Projeto Professor Diretor de Turma no contexto escolar, desde a fase de construção da política até o contexto da prática. Nossa premissa é de que ... -
Estudo do tópico discursivo como estratégia argumentativa no Projeto Polêmicas em Debate
(2019-07-03)O estudo do tópico discursivo possibilita o conhecimento de que a identificação do tópico de um texto é essencial para sua compreensão. No momento da interação, os interlocutores podem manter o tópico, mudar ou retomar ... -
Imagens da violência e a violência das imagens. As narrativas imagéticas de violências nos livros didáticos de história do ensino médio.
(2019-09-25)Em diferentes períodos da História, a violência deixou-se ser traduzida por práticas, intimidações, silenciamentos, reclusões, empreendidas por diversos povos, ora de forma sutil, ora de forma explícita. Atualmente, ... -
Multiletramentos no livro didático: análise de uma coleção de língua inglesa para o ensino médio
(2019-11-01)Os estudos sobre multiletramentos trazem importantes contribuições para o ensino de línguas e os pressupostos dessa pedagogia estão presentes nos documentos oficiais da educação brasileira que norteiam as práticas de ... -
Entre penas e flechas: representações da temática indígena em livros didáticos de história a partir da Lei nº 11.645/08
(2019)Ao completarmos uma década da Lei 11.645/2008 que imprime a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, apresentamos um estudo sistematizado em três coleções didáticas para Ensino ... -
Trilha orgânica: a influência do jogo digital na aprendizagem de funções orgânicas oxigenadas com alunos da 3ª série do ensino médio
(2020-02-28)Os jogos digitais em especial os que possui enfoque educativos, são assinalados como uma ferramenta viável para utilização no ambiente escolar, visto que insere os discentes em um momento de interação, de forma que, ... -
As relações étnico-raciais e o ensino da cultura africana e afro-brasileira: percepções de docentes de escolas públicas de Mossoró-RN
(2020-05-15)Tomando-se por base a social democracia brasileira formalmente alicerçada na igualdade de condições de cidadania aos diferentes grupos étnico-raciais e, na contracorrente, as práticas sociodiscursivas cotidianas de ... -
Ensino-aprendizagem de escrita de sinais pelo sistema signwriting para surdos: um relato de experiência
(2020-05-22)A temática escolhida estudo "ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESCRITA DE SINAIS PELO SISTEMA SIGNWRITING PARA SURDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" visa apresentar a perspectiva da educação de alunos surdos na atualidade. Fazendo parte ... -
Narrativas da infância: práticas de ensino sob o olhar da criança
(2020-07-29)Esta pesquisa visa identificar posicionamentos de estudantes do Ensino Fundamental acerca das práticas pedagógicas em salas de aula regular. Nos debruçamos sobre os seguintes questionamentos: que valores são atribuídos ... -
Multiletramentos no ensino de língua inglesa: uma intervenção pedagógica na escola pública de ensino médio
(2020-08-28)O ensino da Língua Inglesa tem passado por modificações significativas a fim de suprir as necessidades que surgem com o avanço das tecnologias e da globalização nos últimos anos. Nesta pesquisa, objetivando abordar o ... -
A Base Nacional Comum Curricular e suas implicações para o ensino da oralidade no ensino fundamental – anos finais
(2020-08-28)O ensino da oralidade na Educação Básica está previsto em vários documentos oficiais que orientam e normatizam o ensino brasileiro. Dentre eles destacamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recentemente aprovada e ... -
Letramento científico através da abordagem CTSA para um curso de Pedagogia
(2020-04-28)Reconhecemos a necessidade de refletir e trabalhar, nessa pesquisa, problemáticas envolvendo o ensino de ciências, buscando novas abordagens de ensino que possibilitem o letramento científico. É importante trabalhar ... -
A formação docente leitora no curso de Pedagogia
(2020-04-20)É importante que o docente, em especial o Pedagogo, tenha formação inicial que colabore para o fazer didático como futuro formador de leitores no Ensino Básico. Nossa pesquisa objetiva, de modo geral, analisar como ... -
Formação subjetiva dos alunos e a educação escolar: influência dos espaços no processo de ensino na escola pública
(2020-08-31)Com este trabalho, temos o objetivo de discutir os espaços presentes nos processos de formação dos sujeitos e as possibilidades de relações que estes podem ter com o ensino. Assim, delimitamos como objetivo geral desta ...