Educação escolar quilombola na Comunidade Jabotá: práticas pedagógicas e fazeres quilombolas
Resumo
Este trabalho tem como proposta analisar como a Educação Escolar Quilombola vem
sendo desenvolvida como modalidade de ensino na Unidade de Ensino Rural Lauro Maia,
localizada na comunidade quilombola do Jatobá, município de Patu/RN. Procuramos analisar
as práticas Pedagógicas da Unidade de Ensino Rural Lauro Maia, além disso, também
contextualizar historicamente a comunidade, ressaltando as suas vivências e experiências no
dia a dia. A introdução teórica deste estudo trouxe a conceituação de quilombo e a apresentação
das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, a partir da qual
fizemos uma abordagem sobre currículo e a importância de trabalhar a diversidade e suas
significações no ambiente escolar. Apresentamos elementos percebidos no processo de
pesquisa junto à comunidade do Jatobá, abordando as especificidades dos remanescentes
quilombolas do Jatobá. Procuramos perceber o dia a dia por meio de observações e conversas
informais com pessoas da comunidade. Discutimos, na sequência, a relação escola, família e
comunidade. Com isso, destacamos como as práticas pedagógicas são desenvolvidas pelos
professores da comunidade quilombola e se atendem às recomendações das Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Os métodos para a realização
deste trabalho abrangem desde pesquisas bibliográficas a pesquisa de campo, optamos pela
etnografia terá como procedimentos: observação, conversas informais, entrevistas com
professores e pais de alunos/as e estudo de documento como o Projeto Político Pedagógico.
Assim, o resultado mostra que a Educação Escolar Quilombola enfrenta muitos desafios para
ser implanta no chão da escola. No caso da UERLM, as ações pedagógicas não estão alinhadas
com as da comunidade quilombola do Jatobá, uma vez que a escola não tem seguido o que é
estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação escolar Quilombola.
Percebemos que não existe uma integração entre escola, família e comunidade, os mesmos não
participam do Projeto político pedagógico o que tem dificultado a construção de identidades
positivas.