• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)
  • Ver item
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Letramento crítico multimodal no ensino de língua portuguesa: investigando os memes compartilhados no Facebook

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (4.126Mb)
Data
2019-03-19
Autor
Oliveira, Erika Guimarães de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Diante da característica multimodal dos gêneros discursivos (KRESS; van LEEUWEN, 2006), o estudo sobre como os variados elementos semióticos se relacionam é importante, pois permite a interação entre os elementos que compõem os diferentes sentidos ou significados nas esferas comunicativas. Essa perspectiva de associar os conceitos de multimodalidade e visão crítica sobre a linguagem, ou seja, letramento crítico multimodal (LCM), tem sido abordada por autores como (BUZATO, 2007; MOTTA-ROTH; LOVATO, 2009; PREDEBON, 2015). Esta pesquisa se concentra no estudo do letramento crítico multimodal em aulas de Língua Portuguesa a partir de memes compartilhados nas redes sociais. Os memes presentes no cotidiano são vistos como elementos de diversão e entretenimento, mas podem ser utilizados também como ferramenta de aprendizagem. Eles circulam em espaços digitais, como Facebook, gerando interação e comunicação, sobretudo a partir do humor, nos comentários compartilhados em redes sociais. O desafio da prática pedagógica é associar o humor dos memes ao ensino de forma geral e, neste trabalho em específico, ao ensino de Língua Portuguesa. O objetivo deste trabalho é investigar de que maneira o LCM em alunos do Ensino Fundamental II se caracteriza, considerando os elementos pragmático-discursivos que constituem memes políticos e educacionais e os discursos que emanam nos comentários dos alunos em sites de redes sociais. As discussões apoiaram-se em Kress e van Leeuwen (2006) sobre multimodalidade e Gramática do Design Visual (GDV), bem como nos estudos sobre letramento crítico a partir da Análise de Discurso Crítica (ADC), de Fairclough (1989; 1997; 2001; 2003) desenvolvidas a partir da Pedagogia dos Multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 1996; ROJO; MOURA, 2012). Diante da hipótese de que o desenvolvimento do LCM é recomendado pela educação formal, e com esse tipo de letramento, espera-se que o aluno: 1) amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas; 2) aumente suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania e 3) amplifique a capacidade de análise crítica. A partir dos objetivos específicos, busca-se descrever os memes políticos e educacionais em sites de redes sociais e analisar os discursos proeminentes que emanam dos comentários sobre os memes de alunos do Ensino Fundamental II. Para metodologia, foi proposta uma pesquisa de campo (digital), com base teórica na análise multimodal e de discurso crítico, que se explica pela necessidade de considerar diferentes recursos semióticos que constituem o meme, além de elencar elementos padronizados que possibilitem a separação em categorias. Foi analisado um corpus constituído de comentários sobre memes, numa comunidade criada a partir de uma conta particular no site de relacionamento Facebook. Este estudo investigou como o LCM é contextualizado a partir dos resultados obtidos, na análise dos comentários sobre os memes, e buscou entender como o LCM acontece na compreensão dos aspectos críticos multimodais no cotidiano do aluno, dentro e fora de sala de aula.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/176
Collections
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV