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Trilha orgânica: a influência do jogo digital na aprendizagem de funções orgânicas oxigenadas com alunos da 3ª série do ensino médio

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Dissertação de Mestrado (2.034Mb)
Data
2020-02-28
Autor
Silva, Francisco Glauber de Brito
Metadata
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Resumo
Os jogos digitais em especial os que possui enfoque educativos, são assinalados como uma ferramenta viável para utilização no ambiente escolar, visto que insere os discentes em um momento de interação, de forma que, propicia o desenvolvimento de diversas habilidades. Entretanto, há vezes que não é possível para o docente conseguir jogos que se adequam à finalidade escolar, assim como a sua viabilidade de uso, levando em consideração o público e recursos disponíveis, o que torna em algumas situações o jogo inviável no contexto escolar. Com base neste contexto, objetiva-se com este trabalho analisar a contribuição de jogo digital Trilha Orgânica como uma ferramenta pedagógica na aprendizagem de Química Orgânica para a 3a série do Ensino Médio. Para tanto as abordagens utilizadas nesta pesquisa foram qualitativas e quantitativas. Realizamos uma pesquisa ação com objetivo de verificar nossa hipótese: o uso de jogos digitais influencia positivamente a aprendizagem dos alunos da terceira série do ensino médio no conteúdo de Química Orgânica. Os instrumentos utilizados foram pesquisa bibliográfica em forma de um estado do conhecimento, questionário pré-teste antes da aplicação do jogo e mais dois questionários um na forma de escala diferencial semântico para os discentes e outro na forma de escala Likert para os docentes. A presente pesquisa teve como suporte teórico os trabalhos, principalmente, de Alves, (2010); Kishimoto (1994); Mercado (1998); Tonéis (2010); Brasil (1999); Solomons e Fryhle (2010); Abreu (2009); Nóvoa (1999) e Marcelo (2013). Perante os resultados expostos, nesse sentido, a utilização dos jogos como instrumento no processo de aprendizagem pode ser considerada como viável, benéfica e possui características lúdicas, o mesmo tem vários pontos em comum com a prática docente. Espera-se, a partir desta pesquisa, que novos trabalhos com jogos didáticos e atividades lúdicas sejam realizados em outras séries do ensino médio que contemplem outros conteúdos, bem como sirva de auxílio e inspiração para o professor de Química e de outra disciplina que queira tornar suas aulas mais atrativas, interativas, dinâmicas, prazerosas e significativas, uma vez que os jogos se mostraram como um real elemento motivador para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de conhecimento em Química.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/167
Collections
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)

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