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Estudo do tópico discursivo como estratégia argumentativa no Projeto Polêmicas em Debate

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Dissertação de Mestrado (1.865Mb)
Data
2019-07-03
Autor
Pereira, Ana Rafaella Alves
Metadata
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Resumo
O estudo do tópico discursivo possibilita o conhecimento de que a identificação do tópico de um texto é essencial para sua compreensão. No momento da interação, os interlocutores podem manter o tópico, mudar ou retomar o assunto que se fala. Com isso, esta pesquisa é centrada no ensino do tópico discursivo como estratégia argumentativa no projeto Polêmicas em debate. Esse projeto tem promovido o ensino de língua portuguesa há sete anos e tem como objetivo debater temas polêmicos que circulam na sociedade. Assim, utilizam o debate de fundo controverso para viabilizar os argumentos e a defesa do ponto de vista dos participantes. Logo, acredita-se ser possível realizar o ensino do tópico como estratégia argumentativa a partir do gênero debate nas aulas de língua portuguesa do ensino médio. O objetivo deste trabalho é investigar como se dão as estratégias argumentativas no debate de fundo controverso realizado no projeto Polêmicas em Debate, considerando o desvio e a manutenção do tópico discursivo. Por isso, os estudos do tópico discursivo foram relacionados com os do gênero debate e com as teorias da argumentação. Na intenção de alcançar esse objetivo, as discussões apoiaram-se em Jubran (1993), Pinheiro (2012) e Cavalcante (2012) para estudar o tópico discursivo; em Bakhtin (1997), Marcuschi (2007), Dolz, Schneuwly e Pietro (2004) para abordar a oralidade e os gêneros orais; em Perelman; Tyteca (2017), Koch e Elias (2016) para tratar sobre a argumentação. O ensino do gênero debate possibilita a sistematização da oralidade que pode ser ancorada em diversas estratégias, das quais elegeu-se o tópico discursivo enquanto estratégia argumentativa. A partir dos objetivos específicos busca-se identificar como o desvio do tópico discursivo pode se configurar como estratégia argumentativa de proteção de face dos participantes do debate; e analisar como a manutenção do tópico discursivo pode ser um meio de fortalecer os argumentos apresentados pelos debatedores. A pesquisa é qualitativa e também um estudo de caso embasada em Prodanov (2013), Yin (2001) e Gil (2008), e como percurso metodológico para o alcance dos objetivos, analisou-se as transcrições de dois vídeos dos debates que foram gravados durante o Projeto Polêmicas em Debate no ano de 2017 a partir dos procedimentos elencados na metodologia. Os resultados da análise mostraram que, ao defender sua tese, alguns debatedores utilizaram a manutenção quando fizeram uso de tópicos que mantinham relação direta com o tópico central do debate; e constatou-se a presença do desvio como estratégia de proteção de face quando o debatedor fez uso de tópicos que não mantinham relação direta com o tópico central. Além disso foi analisado o grau de complexidade dos argumentos, dividindo-os em três níveis: baixo, médio e elevado. Desse modo, conclui-se que é possível o ensino do tópico discursivo através do gênero oral debate que permite o desenvolvimento da língua oral e do raciocínio lógico, bem como das estratégias argumentativas nas aulas de língua portuguesa.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/172
Collections
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)

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