• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)
  • Ver item
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ensino-aprendizagem de escrita de sinais pelo sistema signwriting para surdos: um relato de experiência

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (619.0Kb)
Data
2020-05-22
Autor
Paixão, Ezequiel Adney Lima da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A temática escolhida estudo "ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESCRITA DE SINAIS PELO SISTEMA SIGNWRITING PARA SURDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" visa apresentar a perspectiva da educação de alunos surdos na atualidade. Fazendo parte dos estudos do Mestrado Acadêmico em Ensino e aborda o ensino de LIBRAS e a modalidade escrita por meio do SignWriting, no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos de uma escola pública de educação básica do município de João Pessoa (PB). Objetiva-se, por meio deste estudo, relatar o trabalho desenvolvido para ensinar o sistema SignWriting (SW), buscando-se discutir também sobre a aplicabilidade desse sistema no processo ensino e aprendizagem de escrita dos alunos surdos, o estudo durante o Atendimento Educacional Especializado (AEE) dessa escola, o que acontece numa sala multifuncional, em horário contrário ao horário destinado à sala de aula regular. O SW é um sistema de escrita capaz de registrar no papel qualquer língua de sinais convencional, sendo um recurso didático utilizado por algumas instituições educacionais que adotam uma abordagem de ensino bilíngue para surdos, pois pode propiciar imersão na leitura e escrita visual, favorecer o fortalecimento da língua de sinais e da cultura surda, valorizando-a como língua natural das pessoas surdas. Fundamenta-se este relato de experiência em diversos autores entre os quais pode-se destacar, os estudos de Dallan (2009; 2013), Barreto e Barreto (2015), Capovilla et al. (2006; 2013), Lodi, Mélo e Fernandes (2015), Gesser (2012), Strobel (2009). A proposta da pesquisa é discutir de forma critico reflexiva as experiências vivenciadas no processo de ensino aprendizagem dentre todos os envolvidos nesta ação, para jovens surdos numa escola municipal de João Pessoa (PB). Para tanto, analisaram-se entrevistas com estratégias bilíngues, sendo produzidos questionamentos as quais os surdos tiveram acesso em português e Libras, gravações de vídeos em Libras, instrumentos de registro como fotografias e filmagens, as entrevistas foram realizadas com treze alunos surdos que frequentam esse espaço de ensino. Realizou-se uma análise documental dos planejamentos didáticos do professor e dos materiais didáticos utilizados pelos alunos. A análise dos dados da pesquisa aponta para uma considerável evolução na aprendizagem dos alunos surdos nos níveis básico, intermediário e avançado, propiciada pelas interações e mediações dos colegas e do professor. A pesquisa ainda abre possibilidades para que novos estudos possam ser realizados, aprofundando as análises e trazendo contribuições para a educação do ensino desenvolvido no AEE para os surdos.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/165
Collections
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV