Navegação Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 43
-
As relações étnico-raciais e o ensino da cultura africana e afro-brasileira: percepções de docentes de escolas públicas de Mossoró-RN
(2020-05-15)Tomando-se por base a social democracia brasileira formalmente alicerçada na igualdade de condições de cidadania aos diferentes grupos étnico-raciais e, na contracorrente, as práticas sociodiscursivas cotidianas de ... -
Autodeterminação na aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais no Ensino Médio: uma pesquisa-ação em uma escola estadual de Mossoró/RN
(2019-03-12)Este estudo teve o objetivo de investigar a percepção de alunos do ensino médio sobre a satisfação de suas necessidades psicológicas básicas na aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais. (REEVE, 2006; RYAN; ... -
A Base Nacional Comum Curricular e suas implicações para o ensino da oralidade no ensino fundamental – anos finais
(2020-08-28)O ensino da oralidade na Educação Básica está previsto em vários documentos oficiais que orientam e normatizam o ensino brasileiro. Dentre eles destacamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recentemente aprovada e ... -
A contribuição do conhecimento linguístico explícito para o aperfeiçoamento do uso da vírgula de alunos do 9º ano do ensino fundamental
(2020-08-17)Nesta pesquisa, examino como o ensino do conhecimento linguístico explícito explorado numa perspectiva funcionalista pode melhorar a competência de alunos do Ensino Fundamental em empregar sinais de pontuação na produção ... -
Desvendando a importância do ecossistema manguezal através de uma UEPS sob o enfoque CTSA
(2019-11-26)O ecossistema manguezal possui grande relevância econômica, ecológica e social para a população pertencente a região de Guamaré/RN. Entretanto, ele vem sofrendo ameaças através da ação humana. Com isso, buscou-se elencar ... -
Diversidade na educação básica: o ensino das relações étnico- raciais
(2020-02-18)O texto da dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida junto a duas escolas, uma pertencente à rede municipal e outra à estadual, localizadas na cidade de Caraúbas, Rio Grande do Norte/RN, o qual versa sobre a diversidade ... -
Do negacionismo da extrema direita brasileira em discursos sobre a ditadura militar no Brasil (1964-1985) à constituição de uma proposta arquegenealógica para o ensino de história
(2021-02-10)O presente trabalho problematiza o negacionismo histórico identificado em discursos políticos da extrema direita brasileira sobre a Ditadura Militar do Brasil e busca constituir uma proposta didática relacionada ao tema ... -
Educação escolar quilombola na Comunidade Jabotá: práticas pedagógicas e fazeres quilombolas
(2019-09-10)Este trabalho tem como proposta analisar como a Educação Escolar Quilombola vem sendo desenvolvida como modalidade de ensino na Unidade de Ensino Rural Lauro Maia, localizada na comunidade quilombola do Jatobá, município ... -
Ensino de língua portuguesa por meio da análise de design e de elementos discursivos em fake news políticas: proposta de cartilha para identificação de notícias falsas
(2020-10-23)A Era da Pós-verdade é considerada uma época em que os fatos objetivos possuem menos poder de moldar a opinião pública do que opiniões pessoais (OXFORD LANGUAGES, c2020). Como subproduto da pós-verdade, surgem as fake ... -
Ensino Médio integrado no Ceará: construção da escola em tempo integral
(2020-03-04)A presente dissertação teve a pretensão de realizar uma análise sobre a reconstrução curricular e política da proposta da escola em tempo integral, na compreensão do contexto escolar em si. O objetivo geral do estudo ... -
Ensino religioso, diversidade e cultura afro-brasileira: uma análise das práticas docentes das escolas públicas de Apodi- RN
(2020-04-28)O Brasil é um país multicultural, apresentando ampla diversidade étnica, nas crenças religiosas, nos costumes. A escola por sua vez, deve levar essa pluralidade para dentro das salas de aula. Esse estudo tem como objetivo ... -
Ensino-aprendizagem de escrita de sinais pelo sistema signwriting para surdos: um relato de experiência
(2020-05-22)A temática escolhida estudo "ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESCRITA DE SINAIS PELO SISTEMA SIGNWRITING PARA SURDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" visa apresentar a perspectiva da educação de alunos surdos na atualidade. Fazendo parte ... -
Entre penas e flechas: representações da temática indígena em livros didáticos de história a partir da Lei nº 11.645/08
(2019)Ao completarmos uma década da Lei 11.645/2008 que imprime a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, apresentamos um estudo sistematizado em três coleções didáticas para Ensino ... -
Escolas rurais de Morada Nova/Ceará e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
(2018)Vivemos atualmente em uma sociedade em rede, através do modelo de organização social classificado por muitos como uma cibercultura (LÉVY, 1999), em que as tecnologias e as informações se propagam em uma velocidade sem ... -
A escrita colaborativa no Google Docs: uma intervenção pedagógica no ensino de língua inglesa
(2020-06-30)A prática da escrita em língua inglesa no espaço do ensino médio das escolas públicas está restrita, muitas vezes, a tarefas de tradução ou exercícios repetitivos de estruturas gramaticais. Nesse sentido, buscamos ... -
Estudo do tópico discursivo como estratégia argumentativa no Projeto Polêmicas em Debate
(2019-07-03)O estudo do tópico discursivo possibilita o conhecimento de que a identificação do tópico de um texto é essencial para sua compreensão. No momento da interação, os interlocutores podem manter o tópico, mudar ou retomar ... -
Feiras de ciências no Ensino Médio: atuação dos professores no contexto da prática
(2019-09-17)Em nosso trabalho analisamos como os docentes atuam a política de Iniciação científica de alunos do ensino médio voltada para as Feiras de Ciências. Discutimos as significações das Feiras de Ciências a partir do olhar ... -
A formação docente leitora no curso de Pedagogia
(2020-04-20)É importante que o docente, em especial o Pedagogo, tenha formação inicial que colabore para o fazer didático como futuro formador de leitores no Ensino Básico. Nossa pesquisa objetiva, de modo geral, analisar como ... -
Formação subjetiva dos alunos e a educação escolar: influência dos espaços no processo de ensino na escola pública
(2020-08-31)Com este trabalho, temos o objetivo de discutir os espaços presentes nos processos de formação dos sujeitos e as possibilidades de relações que estes podem ter com o ensino. Assim, delimitamos como objetivo geral desta ... -
Fractais na formação de professores: um estudo interdisciplinar no curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
(2020-02-27)Esse trabalho tem como objetivo compreender as potencialidades da Geometria Fractal como proposta didático-metodológica interdisciplinar na formação do professor de Matemática a partir de discussões com os alunos de ...