Diversidade na educação básica: o ensino das relações étnico- raciais
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Data
2020-02-18Autor
Soares, Aline Raiany Fernandes
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O texto da dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida junto a duas escolas, uma
pertencente à rede municipal e outra à estadual, localizadas na cidade de Caraúbas, Rio Grande
do Norte/RN, o qual versa sobre a diversidade na educação, a partir do ensino das relações
étnico-raciais, mais especificamente sobre o ensino das culturas indígena, africana e afro-
brasileira. Nesse sentido, o estudo se desenvolveu por meio do seguinte objetivo geral: analisar
como os professores (as) em Caraúbas/RN, no contexto da diversidade cultural, vêm abordando
as culturas indígena, africana e afro-brasileira em sala de aula. Trata-se de um estudo de
natureza qualitativa, no qual, para obtenção de dados, foram realizadas entrevistas
semiestruturadas com professores (as) das séries iniciais do Ensino Fundamental. As discussões
iniciam-se a partir das compreensões de Geertz (2017), Santos (2006), Laraia (2006) sobre
cultura, esta entendida como uma construção coletiva desenvolvida por meio das relações
estabelecidas pelos sujeitos socialmente. Em uma breve retrospectiva das políticas públicas a
respeito da diversidade, percebe-se como a presença do debate em torno da definição de
políticas públicas que a abrangessem teve momentos de ascensão e de queda ao longo dos anos.
Usa-se autoras como Candau (2003) e Gomes para tecer algumas considerações a respeito do
desafio das instituições de ensino em trabalhar as culturas indígena, africana e afro-brasileira
numa vertente que permita a valorização e reconhecimento de negros (as) e indígenas. Aponta-
se também para um diálogo, fundamentado em Bourdieu (2003) e Freire (2011), que evidencia
a via de mão dupla que é a escola: ambiente de reprodução cultural e do status quo; espaço
capaz de contribuir para a transformação social. Observa-se que o ensino das culturas indígena,
africana e afro-brasileira ainda é um desafio para os professores na Educação Básica, mas que
tem avançado no sentido de estar presente em sala de aula, embora esse ensino aconteça de
forma superficial e totalmente vinculado aos temas encontrados no livro didático, ficando a
cargo dos docentes aprofundar as questões propostas por ele.