Escolas rurais de Morada Nova/Ceará e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
Resumo
Vivemos atualmente em uma sociedade em rede, através do modelo de organização
social classificado por muitos como uma cibercultura (LÉVY, 1999), em que as tecnologias e
as informações se propagam em uma velocidade sem tamanho. No entanto, essas evoluções não
chegam à todas as partes e muito menos a todos os sujeitos. Por isso, podemos falar em uma
exclusão tecnológica e social, principalmente quando tomamos como referência os espaços
localizados no campo, que historicamente sofrem com a carência de políticas públicas. A escola
como espaço primordial de formação de cidadãos se torna, então, a questão de análise desta
investigação, para percebemos até que ponto aquelas que estão localizadas no campo são
incluídas digitalmente nas políticas públicas e como os sujeitos que atuam neste espaço se
comportam diante da inclusão/exclusão tecnológica que a mesma vivencia. Diante disso, o
nosso objetivo de pesquisa é: Analisar as condições de trabalho com Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação (TDIC) nas escolas públicas rurais de Morada Nova - Ceará,
considerando as políticas públicas, as condições estruturais e a qualificação docente. Para
cumprir o intuito supracitado, realizamos uma pesquisa qualitativa com pesquisas de campo nas
escolas selecionadas. Desta forma, utilizamos como metodologia a aplicação de entrevistas
estruturadas com os professores da rede pública municipal de Morada Nova – CE, que atuam
na zona rural, e realizamos questionários com seis gestores das escolas. O primeiro
procedimento metodológico foi realizado para investigar sobre a qualificação dos docentes que
ensinam na zona rural para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
(TDIC), sobre as práticas de ensino envolvendo as tecnologias e os anseios de formação e
dificuldades enfrentadas. Já os questionários foram aplicados com os diretores para fazer um
levantamento dos recursos tecnológicos disponíveis na escola e como ocorrem seus usos. Como
resultados, obtivemos que ainda que muitas escolas tivessem laboratórios de informática,
computadores e outros recursos em uma quantidade relativa, faltava a estrutura principalmente
de internet banda larga para suportar o uso dos computadores nos laboratórios e também
percebemos a carência de políticas públicas ativas na escola para o uso das tecnologias. Quanto
à formação de professores, essa se mostrou insuficiente para os docentes, pelo fato da falta de
internet banda larga para planejar suas atividades pedagógicas e executar práticas de ensino
diferenciadas com o uso dos recursos tecnológicos. Assim, concluímos que ainda são escassas
as ações governamentais voltadas para o uso das TDIC nas escolas rurais, falta estrutura e
formações continuadas que atendam os anseios dos professores para a realização de práticas de
ensino com o uso das tecnologias digitais e informacionais em sala de aula.