Mestrado: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 136
-
Imunologia integrada à saúde ambiental: estratégias metodológicas para o ensino de arboviroses
(2019-07-26)O ensino de Biologia no Ensino Médio ainda está centrado nos moldes tradicionais, com caráter conteudista, com foco na memorização de conceitos. Esta pesquisa propõe reflexões sobre a utilização de novas metodologias, ... -
Estudo sobre o uso das novas tecnologias - TICs: tornando a educação atraente para os jovens
(2019-07-26)O tema principal desse trabalho trata sobre a disponibilidade, o uso, o conhecimento, a importância da utilização e os efeitos das novas tecnologias da informação e comunicação como ferramentas educacionais, utilizadas ... -
Análise da degradação e da fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró - RN
(2021)Dentro dos estudos das bacias hidrográficas, a drenagem e o relevo são fundamentais para a compreensão do comportamento hidrológico, assim como a cobertura vegetal está para a prevenção das perdas de solo. Esses conceitos ... -
O ensino do bioma Caatinga: reflexões pedagógicas e proposta de cartilha educacional com a flora da Serra Cristo Rei de Pereiro - CE
(2019-07-26)A Caatinga é um bioma que apresenta grandes riquezas, principalmente biológicas e, apesar de sua imensurável importância, ainda é pouco trabalhada e estudada. No livro didático é abordado de forma generalista e sem ... -
Jogos didáticos como recurso alternativo para o ensino do bioma caatinga
(2019-07-26)O bioma caatinga é um ecossistema exclusivamente brasileiro e apresenta uma das maiores biodiversidades do país, no entanto a falta de conhecimento aprofundado, de estudos e materiais bibliográficos sobre sua fauna e ... -
Museu virtual como ferramenta para o ensino de biologia: aspectos ecológicos e socioculturais da cidade de Ceará Mirim/RN
(2019-07-26)O desenvolvimento dos museus virtuais tem se tornado uma alternativa para o fortalecimento e preservação da memória e democratização do patrimônio cultural. Desta forma, este trabalho objetiva a formatação de um Museu ... -
Letramento literário de alunos e alunas de Pedagogia: entre os instrumentos e a formação
(2019)Os baixos índices de compreensão leitora apresentados pelos estudantes brasileiros a partir de pesquisas e avaliações como o Programme for International Student Assessment (PISA), Re- tratos da Leitura no Brasil e ... -
O ensino de história na contemporaneidade: tecnologias digitais, internet e inclusão digital
(2019-09-24)O presente estudo tem como propósito analisar como os usos pedagógicos que o professor de História das escolas públicas de Mossoró/RN faz das tecnologias digitais, em especial a internet, podem contribuir para a inclusão ... -
Promoção do letramento digital no ensino de espanhol: análise do livro didático
(2019)Dadas as práticas contemporâneas de leitura e escrita, fazem-se necessários estudos e reflexões teórico-metodológicos sobre a aprendizagem nesses espaços de multiletramentos, visto que essas práticas envolvem múltiplas ... -
Feiras de ciências no Ensino Médio: atuação dos professores no contexto da prática
(2019-09-17)Em nosso trabalho analisamos como os docentes atuam a política de Iniciação científica de alunos do ensino médio voltada para as Feiras de Ciências. Discutimos as significações das Feiras de Ciências a partir do olhar ... -
Jogos digitais no ensino de história: uma análise do jogo tríade - igualdade, liberdade e fraternidade
(2019)Os jogos digitais, em especial os educativos, são assinalados como uma ferramenta viável para a utilização no ambiente escolar, visto que insere os discentes em um momento lúdico de aprendizagem, possibilitando o ... -
Autodeterminação na aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais no Ensino Médio: uma pesquisa-ação em uma escola estadual de Mossoró/RN
(2019-03-12)Este estudo teve o objetivo de investigar a percepção de alunos do ensino médio sobre a satisfação de suas necessidades psicológicas básicas na aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais. (REEVE, 2006; RYAN; ... -
O PIBID na construção dos saberes e práticas para o ensino de história: um estudo a partir de narrativas (auto)biográficas
(2019-08-13)Esta dissertação tem como ponto central as narrativas (auto)biográficas de docentes egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, do curso de Licenciatura Plena em História. O objetivo geral ... -
Letramento crítico multimodal no ensino de língua portuguesa: investigando os memes compartilhados no Facebook
(2019-03-19)Diante da característica multimodal dos gêneros discursivos (KRESS; van LEEUWEN, 2006), o estudo sobre como os variados elementos semióticos se relacionam é importante, pois permite a interação entre os elementos que ... -
Educação escolar quilombola na Comunidade Jabotá: práticas pedagógicas e fazeres quilombolas
(2019-09-10)Este trabalho tem como proposta analisar como a Educação Escolar Quilombola vem sendo desenvolvida como modalidade de ensino na Unidade de Ensino Rural Lauro Maia, localizada na comunidade quilombola do Jatobá, município ... -
Desvendando a importância do ecossistema manguezal através de uma UEPS sob o enfoque CTSA
(2019-11-26)O ecossistema manguezal possui grande relevância econômica, ecológica e social para a população pertencente a região de Guamaré/RN. Entretanto, ele vem sofrendo ameaças através da ação humana. Com isso, buscou-se elencar ... -
Projeto Professor Diretor de Turma: recontextualizações de políticas na escola
(2019-03-13)Neste trabalho, discutimos o processo de recontextualização da política Projeto Professor Diretor de Turma no contexto escolar, desde a fase de construção da política até o contexto da prática. Nossa premissa é de que ... -
Estudo do tópico discursivo como estratégia argumentativa no Projeto Polêmicas em Debate
(2019-07-03)O estudo do tópico discursivo possibilita o conhecimento de que a identificação do tópico de um texto é essencial para sua compreensão. No momento da interação, os interlocutores podem manter o tópico, mudar ou retomar ... -
Imagens da violência e a violência das imagens. As narrativas imagéticas de violências nos livros didáticos de história do ensino médio.
(2019-09-25)Em diferentes períodos da História, a violência deixou-se ser traduzida por práticas, intimidações, silenciamentos, reclusões, empreendidas por diversos povos, ora de forma sutil, ora de forma explícita. Atualmente, ... -
Multiletramentos no livro didático: análise de uma coleção de língua inglesa para o ensino médio
(2019-11-01)Os estudos sobre multiletramentos trazem importantes contribuições para o ensino de línguas e os pressupostos dessa pedagogia estão presentes nos documentos oficiais da educação brasileira que norteiam as práticas de ...