• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)
  • Ver item
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estudo sobre o uso das novas tecnologias - TICs: tornando a educação atraente para os jovens

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (972.3Kb)
Data
2019-07-26
Autor
Silva, Marcos Alberto de Sousa
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O tema principal desse trabalho trata sobre a disponibilidade, o uso, o conhecimento, a importância da utilização e os efeitos das novas tecnologias da informação e comunicação como ferramentas educacionais, utilizadas como estratégias metodológicas no processo de ensino e aprendizagem de biologia em escolas estaduais da rede pública de ensino, como também a necessidade de formação continuada com os professores para que possam usar adequadamente esses recursos e atingirem os objetivos pretendidos. A pesquisa teve como objetivo, elaborar um material orientador aos professores com indicativos de como ministrar aulas de biologia com o uso das TICs. A metodologia utilizada para a elaboração do caderno de práticas, foi uma pesquisa bibliográfica para embasar o conteúdo do caderno e um jogo de tabuleiro, utilizando o software power point e QR code. O caderno foi construído com uma linguagem acessível, apresentando sugestões de temas de aulas, utilizando algum tipo de TICs. O jogo apresentado é colorido, dinâmico, com textos norteadores, cartões com perguntas e respostas e QR code, que leva os alunos a vídeos sobre Sistema Digestório no Canal do Youtube. Mesmo com a grande disseminação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na nossa sociedade e na educação, o ensino de Ciências e Biologia continua na maioria das salas de aula, restrito as aulas expositivas, com mínima participação dos alunos e fazendo com que eles acreditem ser uma das disciplinas mais difíceis do currículo escolar. Para mudar essa visão, uma das alternativas encontradas é o uso desses recursos no processo de ensino, colocando o aluno em contato com as mudanças que acontecem todo o dia na sociedade, na velocidade em que elas ocorrem, discutindo a Ciência disponível na mídia, e que muitas vezes não chegou aos livros didáticos, para que assim dinamize e facilite a compreensão dos conteúdos ministrados.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/188
Collections
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV