Estudo sobre o uso das novas tecnologias - TICs: tornando a educação atraente para os jovens
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Data
2019-07-26Autor
Silva, Marcos Alberto de Sousa
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O tema principal desse trabalho trata sobre a disponibilidade, o uso, o conhecimento, a
importância da utilização e os efeitos das novas tecnologias da informação e comunicação
como ferramentas educacionais, utilizadas como estratégias metodológicas no processo de
ensino e aprendizagem de biologia em escolas estaduais da rede pública de ensino, como
também a necessidade de formação continuada com os professores para que possam usar
adequadamente esses recursos e atingirem os objetivos pretendidos. A pesquisa teve como
objetivo, elaborar um material orientador aos professores com indicativos de como ministrar
aulas de biologia com o uso das TICs. A metodologia utilizada para a elaboração do caderno
de práticas, foi uma pesquisa bibliográfica para embasar o conteúdo do caderno e um jogo de
tabuleiro, utilizando o software power point e QR code. O caderno foi construído com uma
linguagem acessível, apresentando sugestões de temas de aulas, utilizando algum tipo de TICs.
O jogo apresentado é colorido, dinâmico, com textos norteadores, cartões com perguntas e
respostas e QR code, que leva os alunos a vídeos sobre Sistema Digestório no Canal do
Youtube. Mesmo com a grande disseminação das Tecnologias da Informação e da
Comunicação (TIC) na nossa sociedade e na educação, o ensino de Ciências e Biologia continua
na maioria das salas de aula, restrito as aulas expositivas, com mínima participação dos alunos
e fazendo com que eles acreditem ser uma das disciplinas mais difíceis do currículo escolar.
Para mudar essa visão, uma das alternativas encontradas é o uso desses recursos no processo de
ensino, colocando o aluno em contato com as mudanças que acontecem todo o dia na sociedade,
na velocidade em que elas ocorrem, discutindo a Ciência disponível na mídia, e que muitas
vezes não chegou aos livros didáticos, para que assim dinamize e facilite a compreensão dos
conteúdos ministrados.