Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)
Navegar por
Submissões recentes
-
A Influência dos Padrões Sociais de Beleza no Comportamento de Alunos Adolescentes
(2019)Os padrões sociais de beleza podem exercer influência na formação da autoimagem de adolescentes, considerando que esses indivíduos estão em processo de mudanças corporais e comportamentais intrínsecas dessa faixa etária. ... -
Imunologia integrada à saúde ambiental: estratégias metodológicas para o ensino de arboviroses
(2019-07-26)O ensino de Biologia no Ensino Médio ainda está centrado nos moldes tradicionais, com caráter conteudista, com foco na memorização de conceitos. Esta pesquisa propõe reflexões sobre a utilização de novas metodologias, ... -
Estudo sobre o uso das novas tecnologias - TICs: tornando a educação atraente para os jovens
(2019-07-26)O tema principal desse trabalho trata sobre a disponibilidade, o uso, o conhecimento, a importância da utilização e os efeitos das novas tecnologias da informação e comunicação como ferramentas educacionais, utilizadas ... -
O ensino do bioma Caatinga: reflexões pedagógicas e proposta de cartilha educacional com a flora da Serra Cristo Rei de Pereiro - CE
(2019-07-26)A Caatinga é um bioma que apresenta grandes riquezas, principalmente biológicas e, apesar de sua imensurável importância, ainda é pouco trabalhada e estudada. No livro didático é abordado de forma generalista e sem ... -
Jogos didáticos como recurso alternativo para o ensino do bioma caatinga
(2019-07-26)O bioma caatinga é um ecossistema exclusivamente brasileiro e apresenta uma das maiores biodiversidades do país, no entanto a falta de conhecimento aprofundado, de estudos e materiais bibliográficos sobre sua fauna e ... -
Museu virtual como ferramenta para o ensino de biologia: aspectos ecológicos e socioculturais da cidade de Ceará Mirim/RN
(2019-07-26)O desenvolvimento dos museus virtuais tem se tornado uma alternativa para o fortalecimento e preservação da memória e democratização do patrimônio cultural. Desta forma, este trabalho objetiva a formatação de um Museu ... -
Sequência didática sobre sexualidade
(2020-10-28)Durante a adolescência os riscos e vulnerabilidade associados ao crescimento psicoemocional estão mais presentes e a sexualidade surge com a explosão de hormônios naturais da idade. O espaço escolar precisa estar preparado ... -
Biojogos, ferramenta tecnológica de estudo e revisão para o enem
(2020-08-21)Os alunos do ensino médio relatam os desafios de aprender a disciplina de Biologia, devido à quantidade de nomenclaturas e as formas de como as aulas são exploradas. Nesta perspectiva, esse trabalho tem como principal ... -
Utilização de blog com conteúdo de biologia como ferramenta facilitadora da aprendizagem
(2020-12-01)A dinamicidade da linguagem demanda a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação como aliadas da educação no processo de ensino e aprendizagem. Dentre as ferramentas contemporâneas, destaca-se o blog, ... -
Sherlock micro “o detetive biólogo” jogo de tabuleiro – doenças causadas por microrganismos
(2020-12-18)A microbiologia muitas vezes é vista dentro do currículo de biologia do ensino básico, apenas como agentes causadores de doenças; muitas vezes as escolas não dispõem de material para aulas práticas, além do fato de não ... -
Cartilha e laboratório itinerante: repensando o ensino e a aprendizagem de botânica a partir de aulas dinâmicas
(2020-10-15)Nas aulas de Botânica, assim como nos demais conteúdos da disciplina de Biologia, a teoria deve ser vinculada à prática, pois esta articulação contribui para a construção do conhecimento dos alunos. No entanto, não é o ... -
Uso combinado de metodologias no ensino-aprendizagem de embriologia humana: animação gráfica e construção de jogo
(2020-09-11)A Embriologia é um ramo da Biologia considerado um dos mais desafiadores e de difícil compreensão por apresentar inúmeros termos técnicos, diversos conceitos, além das características abstratas dos conteúdos e das mudanças ... -
Aulas em ambientes não formais: contribuições para o ensino da Biologia numa cidade do interior do Nordeste brasileiro
(2020-10-26)Cabe a Educação compete preparar o indivíduo para viver em sociedade, mas esse fenômeno não pode ser compreendido somente no que tange aos processos formais. A educação Informal, também a realizada em espaços não formais, ... -
Imunocards: aprendendo as defesas do organismo jogando
(2020-09-04)O estudo da Imunologia revela a importância de se conhecer a atuação do Sistema Imunológico nas defesas do organismo e sua habilidade de resposta à ação de substâncias imuno estimulantes e/ou invasão de microrganismos ... -
Guia didático para o ensino de ecologia: ampliando a percepção sobre a Caatinga por meio de metodologias ativas
(2020-10-30)A Caatinga é um bioma rico em biodiversidade, fato que se deve as características específicas presentes no semiárido brasileiro e que vem sofrendo há décadas danos severos, como desmatamento e queimadas. A falta de ... -
Educação ambiental: ressignificando prática e saberes, através do uso de metodologias ativas e da tecnologia
(2020-10-30)Os problemas ambientais são colocados cada vez mais em evidência, assumindo papel de destaque na sociedade. É preciso lembrar que esses problemas têm efeitos em curto, médio e longo prazo e afetarão o planeta como um ... -
Educação e sexualidade: produção de uma cartilha sobre a prevenção do vírus HIV na adolescência
(2020-10-29)A adolescência é a fase da vida caracterizada por profundas transformações que são próprias do processo de amadurecimento humano na construção de sua identidade intelectual e sexual, sendo a última, marcada muitas vezes ... -
O ensino de botânica a partir dos espaços não formais e históricos da cidade de Oeiras Piauí: uma abordagem interdisciplinar e tecnológica
(2020-09-30)O ensino de Botânica é de suma relevância para a Educação Básica. No entanto, vem sendo discutido por diversos autores, destacando uma série de problemas e preocupações. Inserido nesse contexto e diante da necessidade ... -
Ensino-aprendizagem em ambientes não formais: produção de uma cartilha pedagógica para o ensino de ecologia em espaço natural
(2020-12-18)O processo de ensino-aprendizagem utilizando espaços não formais é uma importante estratégia didática pedagógica e tem demonstrado sua eficácia para a aprendizagem significativa do educando, pois consolida os conhecimentos ... -
Aplicativo como ferramenta no ensino da respiração celular
(2020-09-05)A realidade do mundo digital caracterizada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs, trazem novas possibilidades para o ensino e aprendizagem de temas próprios da Biologia. Desta forma, foi construído um ...