Aplicativo como ferramenta no ensino da respiração celular
Visualizar/ Abrir
Data
2020-09-05Autor
Santos, Antonio Delmário Alves dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A realidade do mundo digital caracterizada pelas Tecnologias da Informação e da
Comunicação – TICs, trazem novas possibilidades para o ensino e aprendizagem de temas
próprios da Biologia. Desta forma, foi construído um aplicativo para aparelhos celulares
para ser utilizado como ferramenta de aprendizagem no ensino de Biologia. O aplicativo
Bio respiração, foi validado por um grupo constituído por alunos e professores do ensino
médio, cujo conteúdo abordado no respectivo recurso didático, trata dos processos e etapas
que caracterizam a respiração celular como mecanismo fundamental para a sobrevivência e
manutenção das células, unidades básicas da vida. O cerne do presente trabalho foi a criação
de uma ferramenta, que possibilitou verificar o seu uso no contexto tecnológico atrelado às
metodologias ativas e ao ensino híbrido. A metodologia utilizada teve base em uma pesquisa
quantitativa utilizando questionários específicos sobre o ensino da respiração celular e o uso
de aplicativo. A partir dos dados coletados, foi realizado análises dos aspectos qualitativos
dos mesmos, amparada por uma discussão teórica. Os questionários da pesquisa
apresentaram perguntas destinadas ao momento que anteceu e sucedeu a utilização do
aplicativo Bio Respiração. Os resultados obtidos demonstraram que a ferramenta testada,
poderá auxiliar professores e alunos no ensino e na aprendizagem da respiração celular,
assim como, permitiu concluir que mesmo diante da modernidade tecnológica, existe a
necessidade de associar elementos próprios da contemporaneidade, às metodologias
existentes para o fortalecimento das interações entre os conhecimentos acumulados ao longo
da história da humanidade, os docentes e os discentes.