• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)
  • Ver item
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Guia didático para o ensino de ecologia: ampliando a percepção sobre a Caatinga por meio de metodologias ativas

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado Profissional (12.58Mb)
Data
2020-10-30
Autor
Moreira, John Herbesson Soares
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A Caatinga é um bioma rico em biodiversidade, fato que se deve as características específicas presentes no semiárido brasileiro e que vem sofrendo há décadas danos severos, como desmatamento e queimadas. A falta de informação de certa maneira contribui com o descaso para esse bioma, ironicamente as riquezas naturais são ignoradas, mas para muda é necessário que as escolas abordem a Caatinga dentro de sua grade curricular, ou mesmo outro bioma desde que seja predominante na região em que os alunos vivem. A implantação dessa temática permite trabalhar a Educação Ambiental dentro da sala de aula, estando de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Comum (PCN), assim o discente aprende atitudes e ações que podem reduzir os impactos ambientais causados pelos humanos. O presente trabalho apresenta um guia didático com diversas atividade propostas para o(a) professor(a) trabalhar a percepção ambiental sobre o bioma Caatinga dentro da sala de aula, por meio desse material são abordados conceitos fundamentais da ecologia, os princípios da educação ambiental, assim como as características do bioma Caatinga. O guia por meio das atividades propostas permitirá o desenvolvimento do protagonismo juvenil, que permitirá o uso do conhecimento empírico integrado ao científico, mas para que essas associações sejam efetivas serão adotadas algumas metodologias ativas, que por consequência irá promover o desenvolvimento do senso crítico. O critério para avaliação será fundamentado na análise do processo de produção de materiais pelos alunos, que se resumem no estudo da Ecologia e do bioma Caatinga, na leitura de artigos científicos sobre a Caatinga, debates sobre a temáticas ambientais, a criação de painéis informativos, o desenvolvimento de um roteiro, na produção de um teatro de fantoches. Então em resumo o guia didático reúne algumas atividades que trabalham a temática relacionada a preservação e conservação do meio ambiente por meio de metodologias ativas que devem possibilitar uma aprendizagem significativa.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/141
Collections
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV