O letramento digital e o exercício da soberania popular na e E-democracia
Abstract
Considerando as transformações experimentadas pela popularização da internet, diversos
campos tiveram suas dinâmicas modificadas como a educação, a economia, as relações sociais,
inclusive, a política. É necessário desenvolver algumas habilidades e compreender o contexto
do digital para melhor utilizá-lo. Desse ambiente de possibilidades e interações, surge o
conceito das esferas públicas conectadas, espaços que propiciam o livre debate e impactam no
desenvolvimento do regime democrático. Da mesma forma, através da internet, o povo ganha
novas ferramentas para o exercício da sua soberania; estreitamento da relação com seus
representantes eleitos; e amplitude de espaços para participação direta. Assim, esse trabalho
objetiva investigar de que forma o letramento digital pode ser compreendido enquanto um
instrumento de fortalecimento da soberania popular, no contexto da e-democracia.
Metodologicamente, foi elaborado um arcabouço bibliográfico pertinente à temática e
analisadas normas que compõem a educação básica no Brasil. Na análise, foram considerados
alguns descritos, em cada norma, para filtrar e refinar a pesquisa, sendo eles: “letramento
digital”; “alfabetização digital”, “digital”, “tecnologia”, “inovação”, “cidadania” e
“democracia”. Os resultados apontam para um movimento nacional normativo que visa
regulamentar as influências tecnológicas nas relações virtuais, sendo, então, o letramento digital
um elemento essencial, assegurado em todos os níveis básicos da educação, para a formação
cidadã e participação no debate público.