Navegação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO) por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 23
-
A Influência dos Padrões Sociais de Beleza no Comportamento de Alunos Adolescentes
(2019)Os padrões sociais de beleza podem exercer influência na formação da autoimagem de adolescentes, considerando que esses indivíduos estão em processo de mudanças corporais e comportamentais intrínsecas dessa faixa etária. ... -
O ensino do bioma Caatinga: reflexões pedagógicas e proposta de cartilha educacional com a flora da Serra Cristo Rei de Pereiro - CE
(2019-07-26)A Caatinga é um bioma que apresenta grandes riquezas, principalmente biológicas e, apesar de sua imensurável importância, ainda é pouco trabalhada e estudada. No livro didático é abordado de forma generalista e sem ... -
Estudo sobre o uso das novas tecnologias - TICs: tornando a educação atraente para os jovens
(2019-07-26)O tema principal desse trabalho trata sobre a disponibilidade, o uso, o conhecimento, a importância da utilização e os efeitos das novas tecnologias da informação e comunicação como ferramentas educacionais, utilizadas ... -
Museu virtual como ferramenta para o ensino de biologia: aspectos ecológicos e socioculturais da cidade de Ceará Mirim/RN
(2019-07-26)O desenvolvimento dos museus virtuais tem se tornado uma alternativa para o fortalecimento e preservação da memória e democratização do patrimônio cultural. Desta forma, este trabalho objetiva a formatação de um Museu ... -
Jogos didáticos como recurso alternativo para o ensino do bioma caatinga
(2019-07-26)O bioma caatinga é um ecossistema exclusivamente brasileiro e apresenta uma das maiores biodiversidades do país, no entanto a falta de conhecimento aprofundado, de estudos e materiais bibliográficos sobre sua fauna e ... -
Imunologia integrada à saúde ambiental: estratégias metodológicas para o ensino de arboviroses
(2019-07-26)O ensino de Biologia no Ensino Médio ainda está centrado nos moldes tradicionais, com caráter conteudista, com foco na memorização de conceitos. Esta pesquisa propõe reflexões sobre a utilização de novas metodologias, ... -
Biojogos, ferramenta tecnológica de estudo e revisão para o enem
(2020-08-21)Os alunos do ensino médio relatam os desafios de aprender a disciplina de Biologia, devido à quantidade de nomenclaturas e as formas de como as aulas são exploradas. Nesta perspectiva, esse trabalho tem como principal ... -
Imunocards: aprendendo as defesas do organismo jogando
(2020-09-04)O estudo da Imunologia revela a importância de se conhecer a atuação do Sistema Imunológico nas defesas do organismo e sua habilidade de resposta à ação de substâncias imuno estimulantes e/ou invasão de microrganismos ... -
Aplicativo como ferramenta no ensino da respiração celular
(2020-09-05)A realidade do mundo digital caracterizada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs, trazem novas possibilidades para o ensino e aprendizagem de temas próprios da Biologia. Desta forma, foi construído um ... -
Uso combinado de metodologias no ensino-aprendizagem de embriologia humana: animação gráfica e construção de jogo
(2020-09-11)A Embriologia é um ramo da Biologia considerado um dos mais desafiadores e de difícil compreensão por apresentar inúmeros termos técnicos, diversos conceitos, além das características abstratas dos conteúdos e das mudanças ... -
O ensino de botânica a partir dos espaços não formais e históricos da cidade de Oeiras Piauí: uma abordagem interdisciplinar e tecnológica
(2020-09-30)O ensino de Botânica é de suma relevância para a Educação Básica. No entanto, vem sendo discutido por diversos autores, destacando uma série de problemas e preocupações. Inserido nesse contexto e diante da necessidade ... -
Proposta de sequências didáticas interdisciplinares em e-book, com foco no uso de áreas verdes escolares
(2020-10-01)Recurso didático em forma de E-book pode ser uma ótima ferramenta para o professor trabalhar alguns conteúdos em sala de aula. Quanto à Biologia, podem ser explorados os conteúdos de Botânica, que é prejudicada muitas ... -
Cartilha e laboratório itinerante: repensando o ensino e a aprendizagem de botânica a partir de aulas dinâmicas
(2020-10-15)Nas aulas de Botânica, assim como nos demais conteúdos da disciplina de Biologia, a teoria deve ser vinculada à prática, pois esta articulação contribui para a construção do conhecimento dos alunos. No entanto, não é o ... -
Aulas em ambientes não formais: contribuições para o ensino da Biologia numa cidade do interior do Nordeste brasileiro
(2020-10-26)Cabe a Educação compete preparar o indivíduo para viver em sociedade, mas esse fenômeno não pode ser compreendido somente no que tange aos processos formais. A educação Informal, também a realizada em espaços não formais, ... -
Desenvolvimento de aplicativo como ferramenta tecnológica de ensino nas aulas de botânica
(2020-10-27)A biologia em si traz conteúdos muito palpáveis e de aplicações diretas no cotidiano, gerando interesse por parte dos alunos nessa disciplina. Entretanto, se tradada de maneira desvinculada da realidade parece não ter a ... -
Sequência didática sobre sexualidade
(2020-10-28)Durante a adolescência os riscos e vulnerabilidade associados ao crescimento psicoemocional estão mais presentes e a sexualidade surge com a explosão de hormônios naturais da idade. O espaço escolar precisa estar preparado ... -
Educação e sexualidade: produção de uma cartilha sobre a prevenção do vírus HIV na adolescência
(2020-10-29)A adolescência é a fase da vida caracterizada por profundas transformações que são próprias do processo de amadurecimento humano na construção de sua identidade intelectual e sexual, sendo a última, marcada muitas vezes ... -
Educação ambiental: ressignificando prática e saberes, através do uso de metodologias ativas e da tecnologia
(2020-10-30)Os problemas ambientais são colocados cada vez mais em evidência, assumindo papel de destaque na sociedade. É preciso lembrar que esses problemas têm efeitos em curto, médio e longo prazo e afetarão o planeta como um ... -
Guia didático para o ensino de ecologia: ampliando a percepção sobre a Caatinga por meio de metodologias ativas
(2020-10-30)A Caatinga é um bioma rico em biodiversidade, fato que se deve as características específicas presentes no semiárido brasileiro e que vem sofrendo há décadas danos severos, como desmatamento e queimadas. A falta de ... -
Cartilha de geologia e paleontologia para aulas de campo de biologia na região de Apodi-RN
(2020-11-06)O estudo da Paleontologia no ensino médio, restringe-se, na maioria das vezes, a umconteúdo de caráter introdutório que é não só a primeira, mastambém a única aproximação do estudante com essa área da Biologia. Materiais ...