Sentido de vida, multirreferencialidade e currículo formação: vivência com jovens do ensino médio numa escola pública em Mossoró-RN
Visualizar/ Abrir
Data
2019-08-19Autor
Silva, Camila Pessoa Sousa da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Partindo de uma reflexão sobre a relação entre questões existenciais e a formação na
escola,este trabalho procura compreender como os jovens do 3o ano do ensino médio
podem captar sentido de vida com a educação que eles recebem da escola. Decidimos ter
como base teórica as ideias da multirreferencialidade, da visão de Victor Frankl (2008) e o
entendimento de currículo-formação elaborados por Roberto Sidnei Macedo(2012). Como
objetivo principal investigamosa perspectiva para elaboração do sentido por parte do aluno
do 3o ano, e como objetivos específicos, observar os desafios e entraves encontrados para a
construção de um sentido para a educação recebida e identificar perspectivas futuras após o
término do ensino médio. Nesse contexto, buscamos elaborar um estudo numa linha de
pesquisa-formação em sua metodologia, e por isso enfatizamos trazer o caminho
formativo, incluindo umavisão plural,compondo o estudo, a perspectiva do olhar da
pesquisadora, do estudante e da professora.Como método, utilizamos o diário de pesquisa,
grupos-reflexivos e uma entrevista com foco no caminho formativo do professor. Além
disso, provocamos a escrita dos estudantes através de registros após cada grupo, e
aplicamos um questionário que trouxe um pouco do perfil dos jovens, assim como
exploramos mais questões, entre elas, suas motivações e objetivos para seu futuro.Por fim,
concluímos acerca da importância de uma educação que compreenda o todo existencial dos
sujeitos envolvidos (docente e discente), e que vá além de uma aprendizagem abstrata de
conteúdos para uma formação com mais sentido.