Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Camila Pessoa Sousa da
dc.date.accessioned2023-08-11T16:09:55Z
dc.date.available2023-08-11T16:09:55Z
dc.date.issued2019-08-19
dc.identifier.citationSILVA, Camila Pessoa Sousa da; JOAQUIM GONÇALVES BARBOSA. Sentido da vida, multirreferencialidade e currículo formação: vivência com jovens do ensino médio numa escola pública em Mossoró-RN. 2019 . 140 p.. Mossoró - RN; 2019.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/99
dc.description.abstractPartindo de uma reflexão sobre a relação entre questões existenciais e a formação na escola,este trabalho procura compreender como os jovens do 3o ano do ensino médio podem captar sentido de vida com a educação que eles recebem da escola. Decidimos ter como base teórica as ideias da multirreferencialidade, da visão de Victor Frankl (2008) e o entendimento de currículo-formação elaborados por Roberto Sidnei Macedo(2012). Como objetivo principal investigamosa perspectiva para elaboração do sentido por parte do aluno do 3o ano, e como objetivos específicos, observar os desafios e entraves encontrados para a construção de um sentido para a educação recebida e identificar perspectivas futuras após o término do ensino médio. Nesse contexto, buscamos elaborar um estudo numa linha de pesquisa-formação em sua metodologia, e por isso enfatizamos trazer o caminho formativo, incluindo umavisão plural,compondo o estudo, a perspectiva do olhar da pesquisadora, do estudante e da professora.Como método, utilizamos o diário de pesquisa, grupos-reflexivos e uma entrevista com foco no caminho formativo do professor. Além disso, provocamos a escrita dos estudantes através de registros após cada grupo, e aplicamos um questionário que trouxe um pouco do perfil dos jovens, assim como exploramos mais questões, entre elas, suas motivações e objetivos para seu futuro.Por fim, concluímos acerca da importância de uma educação que compreenda o todo existencial dos sujeitos envolvidos (docente e discente), e que vá além de uma aprendizagem abstrata de conteúdos para uma formação com mais sentido.en_US
dc.language.isoen_USen_US
dc.subjectEnsino Médioen_US
dc.subjectMuiltirrferencialidadeen_US
dc.subjectPesquisaen_US
dc.titleSentido de vida, multirreferencialidade e currículo formação: vivência com jovens do ensino médio numa escola pública em Mossoró-RNen_US
dc.typeThesisen_US


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples