Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC)
Navegar por
Submissões recentes
-
Saberes da experiência em salas multisseriadas
(2018)Este trabalho, desenvolvido na Linha de Pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente/ POSEDUC - UERN, trata de um estudo sobre os saberes da experiência de uma professora em um núcleo rural, no ... -
Processo de inclusão no cinema: narrativas(auto) biográficas de um surdo na cidade de Mossoró/RN
(2019)As questões sobre o respeito em relação ao outro é compreendida como indispensáveis para redefinir as prioridades essenciais da sociedade. Os valores efêmeros atrelados à ideia de que existe uma superioridade de seres ... -
Políticas de avaliação em larga escala e sua recontextualização na Escola Estadual Gilberto Rola - Mossoró/RN
(2019-09-04)Este estudo aborda políticas de avaliação em larga escala e seus possíveis processos de re- contextualização no contexto da prática. Define como objetivo geral investigar como tais polí- ticas são recontextualizadas na ... -
Sentido de vida, multirreferencialidade e currículo formação: vivência com jovens do ensino médio numa escola pública em Mossoró-RN
(2019-08-19)Partindo de uma reflexão sobre a relação entre questões existenciais e a formação na escola,este trabalho procura compreender como os jovens do 3o ano do ensino médio podem captar sentido de vida com a educação que eles ... -
Bacharelados interdisciplinares na UFERSA: uma análise sobre as repercussões na reestruturação acadêmico-curricular
(2019-09-17)O estudo teve o propósito de analisar a implantação dos cursos de Bacharelados Interdisciplinares (BIs) e suas repercussões na reestruturação acadêmica-curricular da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. ... -
Cartografia de si: processo formativo no PIBID Geografia em perspectivas plurais
(2019)Esta dissertação versa sobre a formação continuada de professores por meio de uma reflexão implicada e crítica. Considera os aspectos que dão sentido ao movimento formativo, levando em conta conjunturas que perfazem o ... -
Os processos de interação da criança com síndrome de down: possibilidades, desafios e conquistas entre saberes e fazeres docentes
(2019)Nosso trabalho abordou sobre as experiências que a criança com síndrome de Down possui que contribuem para seu desenvolvimento e aprendizagem, interagindo com as práticas pedagógicas em uma perspectiva de adaptações ... -
Formação de gestores escolares (CREDE 10/CE): recontextualizações do método circuito de gestão do projeto jovem de futuro (2016-2018)
(2019-08-30)A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte POSEDUC/UERN, na linha de pesquisa Políticas e Gestão da ... -
Corpo e currículo na educação física: reflexões a partir da abordagem multirreferencial-plural
(2019-08)Esta pesquisa resulta de reflexões acerca de como se concebe o corpo à luz das teorias curriculares no âmbito da Educação Física para a Educação Básica no Ensino Fundamental a partir das reflexões da abordagem ... -
Saberes e fazeres laborais de mulheres e homens da comunidade de Gangorra – Tibau/RN
(2019)O trabalho em pauta, inserido na educação popular atuante no campo, apresenta como objeto de estudo saberes e fazeres laborais de mulheres e homens da Comunidade de Gangorra – Tibau/RN. Para estudá-lo, questionamos quais ... -
As vozes infantis acerca dos ambientes de aprendizagem na unidade de educação infantil do município de Mossoró-RN
(, 2019)A pesquisa, a partir de uma visão emancipatória e participativa com foco no olhar e na voz da criança sobre a escola, teve como objetivo investigar o que elas falam/pensam sobre os ambi- entes de aprendizagem de uma ... -
Participação dos conselheiros no CMEI Amor de Mãe após pleito unificado SME-Natal (2014-2018)
(, 2019-08-29)Esta pesquisa analisa como vem sendo construída a participação no Conselho do CMEI Amor de Mãe após as duas edições (2014 e 2017) dos pleitos unificados para escolha dos conselheiros, realizados pela Secretaria Municipal ... -
Narrativas individuais... Memórias coletivas: diálogo, resiliência e transformação
(, 2019-08-28)A admiração sobre a história de vida de uma professora do ensino superior proveniente da zona rural suscitou questionamentos sobre a permanência nos estudos, em meio a adversidades, de estudantes de origem popular. Tais ... -
A formação continuada e sua significação para professoras da Educação Infantil
(, 2018)O presente estudo teve como objetivo apreender os sentidos e significados constituídos por professoras da educação infantil da Rede Municipal Ensino de Mossoró/RN acerca das atividades de formação continuada. Para atingir ... -
A construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico: contribuições da educação popular à constituição da escola do/no campo
(2018)A pesquisa aqui apresentada tem o objetivo de compreender como experiências da educação popular contribuem para a constituição do Projeto Político-Pedagógico da escola do/no campo. O lócus e contexto do estudo são as ...