Corpo e currículo na educação física: reflexões a partir da abordagem multirreferencial-plural
Resumo
Esta pesquisa resulta de reflexões acerca de como se concebe o corpo à luz das
teorias curriculares no âmbito da Educação Física para a Educação Básica no Ensino
Fundamental a partir das reflexões da abordagem multirreferencial-plural. A sua
inspiração fundante centra-se nas epistemologias do corpo (NIETZSCHE, 2013;
MORIN, 2003; ARDOINO, 1998) e do currículo (MACEDO, 2016) no campo da
Educação Física. O objetivo é discutir e fomentar a construção de reflexões acerca de
como se concebe o corpo à luz das teorias curriculares no âmbito da Educação Física
para a Educação Básica no Ensino Fundamental a partir das reflexões da abordagem
multirreferencial-plural. Do ponto de vista teórico metodológico, este estudo é fruto de
um marco teórico entretecido e problematizado a partir do movimento do corpo e do
seu universo sensível como fonte fecunda para se compreender compreensões.
Através da leitura dos sujeitos teóricos pleiteados, é possível dizer que, a depender
do contexto social e ou cultural para o corpo, foram desenvolvidos diferentes, hábitos,
condutas, vestimentas, proibições e liberdades refletidos em pedagogias que, ao se
debruçarem sobre ele, têm, ao longo do tempo, organizado e determinado as
maneiras de concebê-lo e educá-lo. Mais do que refutar uma concepção de currículo
compreendido como prescrição de trajetórias e itinerários que, aparentemente, só
reconhecem um ponto de vista sobre o corpo, este estudo teceu e fomentou, ao longo
da construção de seus capítulos, uma discussão em torno do seu movimento e da sua
educação que, mesmo o revelando como objeto das práticas educativas, não o nega
como fundamentalmente capaz de forjar itinerâncias, errâncias e caminhadas
autônomas.