Bacharelados interdisciplinares na UFERSA: uma análise sobre as repercussões na reestruturação acadêmico-curricular
Resumo
O estudo teve o propósito de analisar a implantação dos cursos de Bacharelados
Interdisciplinares (BIs) e suas repercussões na reestruturação acadêmica-curricular da
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Para tanto, buscou-se caracterizar a
origem, concepção e produção acadêmica dos referidos cursos no contexto do Programa de
Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI; estudar o
contexto global e o processo de reestruturação da educação superior de modo a interpretar, em
âmbito nacional, o Reuni como política de expansão e reestruturação das universidades
federais; e ainda, investigar os fundamentos dos Bacharelados Interdisciplinares e as principais
características de propostas pioneiras dessa nova configuração formativa; e por fim, examinar
as repercussões dos BIs na reorganização da estrutura pedagógica e acadêmica da UFERSA.
Em termos metodológicos a investigação classifica-se com abordagem qualitativa e define o
estudo de caso como técnica de pesquisa. As etapas constituíram-se de pesquisa bibliográfica,
documental e de campo, cujos instrumentos foram, entrevistas com docentes e gestores e
aplicação de questionário junto aos alunos dos BIs. Os resultados apontaram que a implantação
dos BIs na UFERSA ocorreu com algumas resistências, especialmente em relação ao curso
Ciência e Tecnologia, por ter sido o primeiro curso aprovado; e que a adesão ao Reuni
possibilitou à UFERSA expandir sua estrutura física e organizacional com a criação de três
campi e ampliar o quantitativo de cursos e de vagas. Com a implantação dos BIs se instituiu o
sistema de ciclos, sendo o primeiro ciclo de caráter generalista e o segundo, profissionalizante
na área das engenharias. A pesquisa apontou ainda que, não há consenso entre docentes e
gestores sobre a reestruturação da organização acadêmica quanto à melhora dos fluxos
administrativos e ao gerenciamento das atividades acadêmicas, e que há unanimidade quanto a
falta de flexibilização curricular nos cursos, entretanto, há divergência quanto aos aspectos
interdisciplinares. Com a pesquisa foi possível constatar ainda, que há contradições nas falas
dos discentes que, apesar de considerar os cursos interdisciplinares e flexíveis, a maioria não
consegue perceber a interação entre conteúdos e entre disciplinas e nem participar de outras
atividades além das disciplinas obrigatórias