A formação continuada e sua significação para professoras da Educação Infantil
Resumo
O presente estudo teve como objetivo apreender os sentidos e significados constituídos
por professoras da educação infantil da Rede Municipal Ensino de Mossoró/RN acerca das
atividades de formação continuada. Para atingir o objetivo, procedeu-se um estudo
fundamentado na Psicologia Sócio-Histórica como teoria e método. Esta abordagem
compreende que o desenvolvimento humano é determinado não de forma natural, mas pela
relação que o humano estabelece com a realidade social e histórica que, ao longo da sua vida,
o permite se apropriar da cultura. Essa abordagem se fundamenta no Materialismo Histórico-
Dialético proposto por Marx e Engels e tem como principal teórico o psicólogo Lev Vigotski.
O procedimento utilizado para produção das informações foi a entrevista reflexiva, por
acreditarmos que permite apreender os embaraços que atravessam a relação entre teoria e
prática, assim como possibilita ver, por vieses distintos, informações que serão relevantes na
análise dos dados. Para proceder na análise e interpretação das informações produzidas,
utilizamos os núcleos de significação, já que esta metodologia se configura como um
procedimento de análise que segue princípios da Psicologia Sócio-Histórica e do materialismo
histórico e dialético. No processo de análise e interpretação das informações foram constituídos
4 núcleos de significação intitulados: Formação inicial e continuada no campo da Educação
Infantil: críticas e contribuições; Necessidade de formação continuada: compromissos e
perspectivas de valorização profissional; Metodologia de formação continuada: pesquisa,
planejamento e relação entre sujeitos; Vivências de formação continuada: relacionando teoria,
prática e reflexão. A análise e interpretação dos núcleos de significação permitiu apreender que
as professoras sentem necessidade da constância de planejamento e pesquisa, de conversar com
os seus pares, de se relacionar com o outro mais experiente. Quanto às atividades de formação
continuada, os discursos das professoras incitam reflexões sobre as relações entre os governos
federal e municipal, sobre como as atividades de formação continuada devem ser
contextualizadas com as realidades locais.