• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC)
  • Ver item
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC)
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Sentido de vida, multirreferencialidade e currículo formação: vivência com jovens do ensino médio numa escola pública em Mossoró-RN

No Thumbnail [100%x80]
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (1.728Mb)
Data
2019-08-19
Autor
Silva, Camila Pessoa Sousa da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Partindo de uma reflexão sobre a relação entre questões existenciais e a formação na escola,este trabalho procura compreender como os jovens do 3o ano do ensino médio podem captar sentido de vida com a educação que eles recebem da escola. Decidimos ter como base teórica as ideias da multirreferencialidade, da visão de Victor Frankl (2008) e o entendimento de currículo-formação elaborados por Roberto Sidnei Macedo(2012). Como objetivo principal investigamosa perspectiva para elaboração do sentido por parte do aluno do 3o ano, e como objetivos específicos, observar os desafios e entraves encontrados para a construção de um sentido para a educação recebida e identificar perspectivas futuras após o término do ensino médio. Nesse contexto, buscamos elaborar um estudo numa linha de pesquisa-formação em sua metodologia, e por isso enfatizamos trazer o caminho formativo, incluindo umavisão plural,compondo o estudo, a perspectiva do olhar da pesquisadora, do estudante e da professora.Como método, utilizamos o diário de pesquisa, grupos-reflexivos e uma entrevista com foco no caminho formativo do professor. Além disso, provocamos a escrita dos estudantes através de registros após cada grupo, e aplicamos um questionário que trouxe um pouco do perfil dos jovens, assim como exploramos mais questões, entre elas, suas motivações e objetivos para seu futuro.Por fim, concluímos acerca da importância de uma educação que compreenda o todo existencial dos sujeitos envolvidos (docente e discente), e que vá além de uma aprendizagem abstrata de conteúdos para uma formação com mais sentido.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/99
Collections
  • Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

NoThumbnail