Aplicação da justiça restaurativa nas escolas como ferramenta de prevenção ao crime: uma análise a partir de relatórios de projetos no âmbito nacional
Resumo
O fenômeno da violência é um problema recorrente em nossa sociedade, principalmente
quando se fala em sua propagação dentro do ambiente escolar. Por isso, foi relevante analisar
como esse impasse pode ser controlado a partir de projetos no âmbito nacional que aplicam
justiça restaurativa e metodologias ativas entre as crianças e adolescentes. A fim de obter uma
melhor compreensão do assunto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, que, segundo
Gil (2008, p. 27), tem como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos
e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis
para estudos posteriores. Ao longo do estudo, constatou-se a existência dos vários tipos de
violência que permeiam o contexto escolar e os fatores externos que influenciam nas atitudes
desses jovens. Além disso, aprimorou-se o entendimento da justiça restaurativa em algumas
de suas vertentes, a partir de uma comparação com a justiça retributiva, sob um olhar para a
facilitação vítima-ofensor, e, finalmente, observou-se a sua funcionalidade no ambiente
escolar. Assim, o estudo atual levou a compreensão de como a justiça restaurativa é capaz de
trabalhar pontualmente na diminuição da violência e na construção de uma cultura de paz a
partir de um trabalho mais humano no contexto escolar, baseado em diálogo, autonomia e
empatia dentro de toda a comunidade acadêmica.