• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Graduação
  • Pedagogia
  • Ver item
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Graduação
  • Pedagogia
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação para a cidadania em escolas da educação básica do município de Mossoró/RN

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Pedagogia (904.6Kb)
Data
2022-11-05
Autor
Wanderley, Adeilza Pereira
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A pesquisa aborda o tema educação para a cidadania, que há muito vem sendo discutido no Brasil e no mundo, tornando-se popular em virtude da enorme cobrança depositada na escola para formar o cidadão crítico e responsável no mundo contemporâneo. Mais especificamente, apresenta um estudo sobre a educação para a cidadania na educação básica do município de Mossoró/RN. Caracterizada como pesquisa qualitativa de caráter exploratório, tendo por objetivo geral compreender como a educação para a cidadania está ocorrendo no município de Mossoró. Para isso, investiga as práticas docentes, e as propostas pedagógicas no Projeto Político Pedagógico – PPP voltadas para a formação cidadã. Teve como campo de pesquisa 2 escolas públicas estaduais de Mossoró, cujos sujeitos da pesquisa foram professores que atuam em salas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Um questionário online via Google Forms foi aplicado com esses professores a fim de saber quais práticas desenvolvem para a educação cidadã, assim como foi realizada a leitura do PPP, para saber quais são as propostas das escolas para a formação do cidadão. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para aproximação do tema, e apresentar o percurso histórico de construção do conceito de cidadania, deste a antiguidade clássica até as Revoluções Burguesas, bem como a construção do conceito em terras brasileiras, discorrido na primeira parte deste trabalho, tendo como principais referências Carvalho (2018); Funari (2003); Guarinello (2003); Karnal, (2003); Odalia, (2003) e Mondaini (2003). Posteriormente, foi realizada uma discussão acerca da relação que se estabelece entre a educação e o tema da cidadania, com base, principalmente, em Perrenoud (2005) e Serrano (2002). Em seguida, presenta as contribuições das escolas e de professores que, gentilmente, colaboraram com a pesquisa. A partir da análise do PPP e das falas das professoras, é possível conhecer o modo como as escolas e professores estão desenvolvendo seus trabalhos para a formação cidadã, e concluir que a formação para a cidadania em Mossoró/RN é prioridade, tanto para as escolas, quanto para professores, e está ocorrendo em parceria entre a escola e comunidade, em um processo que prioriza o diálogo e a conscientização dos alunos, frente às questões sociais, e pessoais de cada um.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/300
Collections
  • Pedagogia

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV