Educação para a cidadania em escolas da educação básica do município de Mossoró/RN
Abstract
A pesquisa aborda o tema educação para a cidadania, que há muito vem sendo
discutido no Brasil e no mundo, tornando-se popular em virtude da enorme cobrança
depositada na escola para formar o cidadão crítico e responsável no mundo
contemporâneo. Mais especificamente, apresenta um estudo sobre a educação para
a cidadania na educação básica do município de Mossoró/RN. Caracterizada como
pesquisa qualitativa de caráter exploratório, tendo por objetivo geral compreender
como a educação para a cidadania está ocorrendo no município de Mossoró. Para
isso, investiga as práticas docentes, e as propostas pedagógicas no Projeto Político
Pedagógico – PPP voltadas para a formação cidadã. Teve como campo de pesquisa
2 escolas públicas estaduais de Mossoró, cujos sujeitos da pesquisa foram
professores que atuam em salas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Um
questionário online via Google Forms foi aplicado com esses professores a fim de
saber quais práticas desenvolvem para a educação cidadã, assim como foi realizada
a leitura do PPP, para saber quais são as propostas das escolas para a formação do
cidadão. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para aproximação do tema, e
apresentar o percurso histórico de construção do conceito de cidadania, deste a
antiguidade clássica até as Revoluções Burguesas, bem como a construção do
conceito em terras brasileiras, discorrido na primeira parte deste trabalho, tendo como
principais referências Carvalho (2018); Funari (2003); Guarinello (2003); Karnal,
(2003); Odalia, (2003) e Mondaini (2003). Posteriormente, foi realizada uma discussão
acerca da relação que se estabelece entre a educação e o tema da cidadania, com
base, principalmente, em Perrenoud (2005) e Serrano (2002). Em seguida, presenta
as contribuições das escolas e de professores que, gentilmente, colaboraram com a
pesquisa. A partir da análise do PPP e das falas das professoras, é possível conhecer
o modo como as escolas e professores estão desenvolvendo seus trabalhos para a
formação cidadã, e concluir que a formação para a cidadania em Mossoró/RN é
prioridade, tanto para as escolas, quanto para professores, e está ocorrendo em
parceria entre a escola e comunidade, em um processo que prioriza o diálogo e a
conscientização dos alunos, frente às questões sociais, e pessoais de cada um.