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dc.contributor.authorWanderley, Adeilza Pereira
dc.date.accessioned2023-11-22T15:52:11Z
dc.date.available2023-11-22T15:52:11Z
dc.date.issued2022-11-05
dc.identifier.citationWANDERLEY, Adeilza Pereira. Educação para a cidadania em escolas da educação básica do município de Mossoró/RN. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2022.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/300
dc.description.abstractA pesquisa aborda o tema educação para a cidadania, que há muito vem sendo discutido no Brasil e no mundo, tornando-se popular em virtude da enorme cobrança depositada na escola para formar o cidadão crítico e responsável no mundo contemporâneo. Mais especificamente, apresenta um estudo sobre a educação para a cidadania na educação básica do município de Mossoró/RN. Caracterizada como pesquisa qualitativa de caráter exploratório, tendo por objetivo geral compreender como a educação para a cidadania está ocorrendo no município de Mossoró. Para isso, investiga as práticas docentes, e as propostas pedagógicas no Projeto Político Pedagógico – PPP voltadas para a formação cidadã. Teve como campo de pesquisa 2 escolas públicas estaduais de Mossoró, cujos sujeitos da pesquisa foram professores que atuam em salas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Um questionário online via Google Forms foi aplicado com esses professores a fim de saber quais práticas desenvolvem para a educação cidadã, assim como foi realizada a leitura do PPP, para saber quais são as propostas das escolas para a formação do cidadão. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para aproximação do tema, e apresentar o percurso histórico de construção do conceito de cidadania, deste a antiguidade clássica até as Revoluções Burguesas, bem como a construção do conceito em terras brasileiras, discorrido na primeira parte deste trabalho, tendo como principais referências Carvalho (2018); Funari (2003); Guarinello (2003); Karnal, (2003); Odalia, (2003) e Mondaini (2003). Posteriormente, foi realizada uma discussão acerca da relação que se estabelece entre a educação e o tema da cidadania, com base, principalmente, em Perrenoud (2005) e Serrano (2002). Em seguida, presenta as contribuições das escolas e de professores que, gentilmente, colaboraram com a pesquisa. A partir da análise do PPP e das falas das professoras, é possível conhecer o modo como as escolas e professores estão desenvolvendo seus trabalhos para a formação cidadã, e concluir que a formação para a cidadania em Mossoró/RN é prioridade, tanto para as escolas, quanto para professores, e está ocorrendo em parceria entre a escola e comunidade, em um processo que prioriza o diálogo e a conscientização dos alunos, frente às questões sociais, e pessoais de cada um.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectEducação Básicaen_US
dc.subjectFormação cidadãen_US
dc.subjectPropostas pedagógicasen_US
dc.subjectPrática docenteen_US
dc.titleEducação para a cidadania em escolas da educação básica do município de Mossoró/RNen_US
dc.typeThesisen_US


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  • Pedagogia
    Trabalhos Acadêmicos da Graduação em Pedagogia

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