Search
Now showing items 1-10 of 23
Desenvolvimento de aplicativo como ferramenta tecnológica de ensino nas aulas de botânica
(2020-10-27)
A biologia em si traz conteúdos muito palpáveis e de aplicações diretas no cotidiano, gerando
interesse por parte dos alunos nessa disciplina. Entretanto, se tradada de maneira desvinculada
da realidade parece não ter a ...
Proposta de sequências didáticas interdisciplinares em e-book, com foco no uso de áreas verdes escolares
(2020-10-01)
Recurso didático em forma de E-book pode ser uma ótima ferramenta para o professor
trabalhar alguns conteúdos em sala de aula. Quanto à Biologia, podem ser explorados os
conteúdos de Botânica, que é prejudicada muitas ...
Aplicativo como ferramenta no ensino da respiração celular
(2020-09-05)
A realidade do mundo digital caracterizada pelas Tecnologias da Informação e da
Comunicação – TICs, trazem novas possibilidades para o ensino e aprendizagem de temas
próprios da Biologia. Desta forma, foi construído um ...
Educação ambiental: ressignificando prática e saberes, através do uso de metodologias ativas e da tecnologia
(2020-10-30)
Os problemas ambientais são colocados cada vez mais em evidência, assumindo papel de
destaque na sociedade. É preciso lembrar que esses problemas têm efeitos em curto, médio e
longo prazo e afetarão o planeta como um ...
Uso combinado de metodologias no ensino-aprendizagem de embriologia humana: animação gráfica e construção de jogo
(2020-09-11)
A Embriologia é um ramo da Biologia considerado um dos mais desafiadores e de
difícil compreensão por apresentar inúmeros termos técnicos, diversos conceitos, além das
características abstratas dos conteúdos e das mudanças ...
Educação e sexualidade: produção de uma cartilha sobre a prevenção do vírus HIV na adolescência
(2020-10-29)
A adolescência é a fase da vida caracterizada por profundas transformações que são próprias do
processo de amadurecimento humano na construção de sua identidade intelectual e sexual, sendo
a última, marcada muitas vezes ...
O ensino de botânica a partir dos espaços não formais e históricos da cidade de Oeiras Piauí: uma abordagem interdisciplinar e tecnológica
(2020-09-30)
O ensino de Botânica é de suma relevância para a Educação Básica. No entanto, vem
sendo discutido por diversos autores, destacando uma série de problemas e preocupações.
Inserido nesse contexto e diante da necessidade ...
Guia didático para o ensino de ecologia: ampliando a percepção sobre a Caatinga por meio de metodologias ativas
(2020-10-30)
A Caatinga é um bioma rico em biodiversidade, fato que se deve as características
específicas presentes no semiárido brasileiro e que vem sofrendo há décadas danos
severos, como desmatamento e queimadas. A falta de ...
Imunocards: aprendendo as defesas do organismo jogando
(2020-09-04)
O estudo da Imunologia revela a importância de se conhecer a atuação do Sistema
Imunológico nas defesas do organismo e sua habilidade de resposta à ação de substâncias
imuno estimulantes e/ou invasão de microrganismos ...
Aulas em ambientes não formais: contribuições para o ensino da Biologia numa cidade do interior do Nordeste brasileiro
(2020-10-26)
Cabe a Educação compete preparar o indivíduo para viver em sociedade, mas esse fenômeno
não pode ser compreendido somente no que tange aos processos formais. A educação Informal,
também a realizada em espaços não formais, ...