dc.description.abstract | Dentro das modalidades das ações afirmativas, figuram, com maior destaque, as
cotas universitárias, utilizadas para oportunizar o ingresso em cursos de nível
superior. Na última década, o tema das ações afirmativas no Ensino Superior ainda
não foi aprofundado de maneira contínua no Brasil, de modo que a grande maioria
dos autores e estudos explora o tema na sua instituição de estudo ou trabalho - cada
um com suas peculiaridades, sem ter um olhar mais amplo e regionalizado sobre
sua natureza e aplicação, inclusive, sobre seus critérios de validade e mecanismos
em matéria de direito à educação. Neste trabalho, define-se como problema a ser
investigado a seguinte questão: o conteúdo normativo de leis estaduais e resoluções
universitárias que tratam sobre ações afirmativas para ingresso no Ensino Superior
da região Nordeste cumprem os requisitos doutrinários que caracterizam a natureza
jurídica de ação afirmativa. Para tanto, delimita-se como objetivos específicos: a)
compreender a natureza jurídica das ações afirmativas para ingresso no Ensino
Superior, bem como a doutrina sobre o tema; b) analisar o conteúdo legal das
normativas que regulamentam as ações afirmativas nas universidades estaduais
nordestinas; e, c) verificar o conteúdo das normas quanto a existência de seus
critérios de validade. O trabalho apresenta natureza básica e exploratória e
ancora-se no método hipotético-dedutivo, com abordagem quali-quantitativa e
procedimentos bibliográfico e documental. Por meio da bibliografia selecionada e do
recorte normativo pesquisado, constatou-se que o debate sobre as ações afirmativas
é um tema relevante e polêmico na literatura, havendo diversas conceituações e
caracterizações acerca deste instituto jurídico desde as primeiras experiências
institucionais. A heterogeneidade de critérios e destinatários ainda são objetos de
intensas discussões das cotas no Brasil e o processo legislativo e debates nos
Conselhos Universitários para a implantação dessas políticas nas universidades
estaduais geraram diferentes modelos regulatórios e critérios de elegibilidade,
percentuais de vagas reservadas, tempo de vigência e necessidade de mecanismos
de acompanhamento e avaliação dessas políticas. Por último, este trabalho
apresenta os resultados das principais legislações de ação afirmativa aplicada às
IES estaduais selecionadas. os principais destinatários da ação afirmativa, o
conteúdo normativo de leis e resoluções analisadas, a fundamentação de
discriminação histórica ou estrutural e a questão da temporalidade das medidas. No
geral, este trabalho levanta a necessidade de novos estudos no tema,
especialmente sobre cotas para pessoas quilombolas ou moradores de
comunidades remanescentes de quilombos, cotas para pessoas transexuais,
travestis e transgenêros e pessoas ciganas e argumento de inclusão regional ou
bônus regional. | en_US |