LIMITES À ATUAÇÃO DO ESTADO EM FACE AO PODER DE EDUCAR DOS PAIS: Um estudo sobre a dinâmica familiar e a tutela da infância e juventude natalense
Abstract
A interferência do Estado, especialmente nas relações familiares, e, particularmente, quanto
ao poder de educar dos pais vem suscitando grandes debates. A constitucionalização do
Direito Civil realiza um filtro axiológico, em especial no Direito de Família. Nesse contexto,
o trabalho atual busca identificar e analisar quais são os limites legais à atuação do Estado em
face ao poder de educar dos pais, bem como se há excessos do poder estatal na forma de
regulamentar a educação familiar no Brasil, apontando também alternativas para a conciliação
entre a autonomia dos pais e o cumprimento da lei na sociedade natalense. A metodologia a
ser utilizada perpassa pela pesquisa bibliográfica, assim como pelo estudo de caso, realizado
na Cidade de Natal-RN. Busca-se elucidar, a partir do encontro do equilíbrio necessário entre
a responsabilidade estatal e a liberdade dos pais no processo educativo, diretrizes seguras para
fins de oportunizar a tutela da infância e juventude brasileira, preservando-se a sua Dignidade
Humana, em condições de crescimento saudável e consciência cidadã.