PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E O DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEI DE COTAS À LUZ DO PRINCÍPIO DA IGUALDADE
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Data
2018Autor
Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues
Metadata
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A presente pesquisa discute a tese de que a Inclusão Educacional não é uma
simples ação afirmativa de inserção, mas um direito fundamental inerente à pessoa
humana conforme o Princípio Constitucional da Igualdade. Com isso, busca
defender a efetivação de ações afirmativas que assegurem a inclusão do estudante
com deficiência no Ensino Superior. A metodologia adotada foi a pesquisa
documental direta e indireta. Assim, este artigo apresenta como objetivo discutir e
defender a importância da inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior,
pautada nos direitos e garantias fundamentais e nas ações afirmativas vigentes, a
teor da Constituição Federal, Convenção sobre os Direitos das Pessoas com
Deficiência, bem como sobre o que dispõe a Declaração de Jomtien, tendo como
marco idealizador a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Discutiremos os
princípios fundamentais constitucionais: Dignidade, Igualdade, Cidadania e Não
discriminação que, por sua vez, fundamentam o princípio da inclusão social, do
reconhecimento e valorização da diversidade. Por fim, será abordada a efetivação
da inclusão do estudante com deficiência no Ensino Superior por meio de ações
afirmativas, com base no estudo da legislação vigente, nos dispositivos
Constitucionais e nos documentos internacionais.