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dc.contributor.authorMedeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues
dc.date.accessioned2024-05-23T21:25:17Z
dc.date.available2024-05-23T21:25:17Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationPESSOAS COM DEFICIÊNCIA E O DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEI DE COTAS À LUZ DO PRINCÍPIO DA IGUALDADEen_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/698
dc.description.abstractA presente pesquisa discute a tese de que a Inclusão Educacional não é uma simples ação afirmativa de inserção, mas um direito fundamental inerente à pessoa humana conforme o Princípio Constitucional da Igualdade. Com isso, busca defender a efetivação de ações afirmativas que assegurem a inclusão do estudante com deficiência no Ensino Superior. A metodologia adotada foi a pesquisa documental direta e indireta. Assim, este artigo apresenta como objetivo discutir e defender a importância da inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior, pautada nos direitos e garantias fundamentais e nas ações afirmativas vigentes, a teor da Constituição Federal, Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, bem como sobre o que dispõe a Declaração de Jomtien, tendo como marco idealizador a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Discutiremos os princípios fundamentais constitucionais: Dignidade, Igualdade, Cidadania e Não discriminação que, por sua vez, fundamentam o princípio da inclusão social, do reconhecimento e valorização da diversidade. Por fim, será abordada a efetivação da inclusão do estudante com deficiência no Ensino Superior por meio de ações afirmativas, com base no estudo da legislação vigente, nos dispositivos Constitucionais e nos documentos internacionais.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.titlePESSOAS COM DEFICIÊNCIA E O DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEI DE COTAS À LUZ DO PRINCÍPIO DA IGUALDADEen_US
dc.typeThesisen_US


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