Intolerância religiosa: discursos e subjetividades na educação básica
Abstract
A presente monografia traz à tona o modo como são construídos os discursos sobre
a intolerância religiosa referente às religiões afro-brasileiras no ambiente escolar,
partindo da concepção de que o cenário atual de intolerância religiosa recai
fortemente sobre as religiões e matrizes africanas, sendo o Brasil um Estado laico.
Esse fato tem aberto portas a discussões acerca de como esses discursos circulam
no ambiente escolar e como os estudantes são afetados por eles. Nessa
perspectiva, este trabalho objetiva analisar como ocorre a produção dos discursos
sobre intolerância religiosa, relacionada às religiões de matrizes africanas, na
educação básica. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, cujos dados foram
obtidos através de questionários cujas respostas foram analisadas através método
arqueogenealógico de Michel Foucault para descrição/interpretação dos discursos
criados pelos entrevistados. Os entrevistados expuseram através de suas respostas
suas experiências, por meio das quais pode-se compreender singularidades desses
sujeitos e como são constituídos esses discursos na escola. A análise mostrou que
os entrevistados possuem, de uma forma geral, pontos de vista positivos sobre as
expressões das religiões afro-brasileiras, porém, as respostas analisadas mostram
que a sociedade contemporânea carece dessa forma de entender os diferentes
religiões e aceitar as escolhas dos outros, a partir da perspectiva de outras pessoas
na sociedade brasileira.