Análise das estratégias de vendas praticadas por uma cervejaria de fabricação artesanal: um estudo de caso realizado na cervejaria Bacurim em Mossoró-RN
Abstract
Diante de um cenário econômico mundial, afetado pela pandemia do covid-19, as
organizações, de um modo geral, tiveram que se reinventarem. As novas tecnologias
chegaram para facilitar os processos e revolucionar as interações sociais. O presente
trabalho apresenta uma análise da gestão de vendas, como também as estratégias de
vendas utilizando o marketing digital e o e-commerce, praticado por uma empresa do
ramo de fabricação de cerveja artesanal, onde faz a comercialização dos produtos
fabricados como também de artigos que agregam o fortalecimento da marca no
mercado consumidor na cidade de Mossoró-RN e outras regiões do Estado do Rio
Grande do Norte e Ceará. Como problemática temos a identificação das estratégias de
vendas aplicadas pela Cervejaria Bacurim, onde o trabalho da empresa está voltado
para a diferenciação buscando alcançar o crescimento. O objetivo geral desta pesquisa
foi o de analisar as práticas empregadas pela empresa nos processos de gestão de
vendas, e os objetivos específicos foi de identificação do mercado de atuação da
empresa, sua clientela e seus concorrentes, e também de compreender a gestão de
vendas e suas estratégias, neste contexto, os objetivos foram alcançados, utilizando a
Matriz SWOT, uma técnica de planejamento estratégico que analisa o cenário da
empresa e ajuda na tomada de decisão, foram analisados os aspectos internos e os
aspectos externos deste negócio, identificando os pontos positivos e negativos, além
de verificar as mudanças nos processos de vendas, com uso de novas tecnologias,
como o marketing digital e o e-commerce, essa inovação foi necessária para alavancar
vendas, num momento de crise econômica, bastante agravada pela pandemia mundial
do Covid-19. A pesquisa foi realizada através de um processo investigatório, usando
o método qualitativo investigativo, entrevista dirigida, com perguntas abertas, aplicada
ao Sócio-Gerente da empresa. Os resultados foram satisfatórios, de acordo com os
dados coletados, a gestão de vendas tem como gargalo maior a falta de um setor
estruturado e de um profissional qualificado, para trabalhar melhor as vendas, com
relação as estratégias de vendas aplicadas, foi observado que a empresa vem se
reinventando a cada dia, visto como uma consequência da baixa das vendas ocorrida
no mercado, devido ao período da pandemia do covid-19. Em se tratando de inovação
nos processos destacamos as novas tecnologias como: marketing digital e e-commerce
que se tornaram prioridades, por uma necessidade da empresa, no sentido de alavancar
receitas para permanecer atuando no comércio de fabricação da cerveja artesanal.