O uso do Instagram como ferramenta de aprendizagem no turismo
Abstract
O presente trabalho discute a utilização de novas metodologias e aprendizado no
turismo, tendo como base utilização do Instagram no curso de turismo e apresentar
o potencial dessa rede social para a produção de conhecimento no âmbito do
aprendizado, através de socialização de conteúdos e na criação de postagens
comunicativas e mais dinâmicas para que gere um maior número de engajamento
de usuários. Entre eles, os universitários, estudantes, profissionais da área de
turismo e o público em geral nas redes sociais, estabelecendo interesses para
profissionais da área e empreendedores, o agendamento de postagens, a
perspectiva de elaborar enquetes sobre estipulada temática, e a utilização das
demais funcionalidades e recursos que o Instagram proporciona. Portanto, o
objetivo do estudo é avaliar o potencial do uso do Instagram como ferramenta de
aprendizagem no turismo. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa no
curso de turismo da UERN, campus central no município de Mossoró – RN, para
sondar a relação dos alunos com as redes sociais e identificar possíveis formas de
utilização da rede social como ferramenta educacional. O número total de
participantes foi de 47 questionários com alunos do 1º ao 8º período do curso de
turismo. Os resultados demonstram que 100% dos alunos entrevistados fazem uso
das redes sociais e 97,9% se interessariam na utilização dessas redes sociais pelos
professores para tirar dúvidas ou ensinar algum tema da disciplina, demonstrando
então um novo nicho pedagógico. Conclui-se que os computadores e celulares
podem ser ferramentas de apoio, e quando usados de forma adequada e
significativa, poderá haver um aumento na criatividade e motivação dos alunos,
tornando a aula mais dinâmica, interativa e fornecendo aos seus estudantes um
ambiente colaborativo de troca de conteúdo didático e recursos educativos que
possam facilitar o aprendizado.