Navegação CURSO DE CIENCIA DA RELIGIÃO DO CAN por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 57
-
ARTICULAÇÕES ENTRE HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: REPERCUSSÕES NO ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR
(2015)O presente trabalho aborda a temática da história de vida, formação e atuação docente considerando a organização do trabalho pedagógico de três professores do ensino religioso de escolas públicas na cidade do Natal. ... -
AS PELEJAS DE UM SERTANEJO NUMA VIAGEM BEM DIVINA: UMA ANÁLISE DO CORDEL UMA VIAGEM AO CÉU DE LEANDRO GOMES DE BARROS
(2018)Esta pesquisa tem como objeto de estudo a análise da linguagem poética do cordel Uma Viagem ao Céu, do poeta e cordelista Leandro Gomes de Barros. A literatura de cordel passou a ter uma visibilidade maior e começou a ... -
A ASCENSÃO DO CRISTIANISMO: UMA RECONSIDERAÇÃO HISTÓRICA DO SOCIÓLOGO RODNEY STARK
(2016)O presente trabalho discute o crescimento do cristianismo nos primeiros séculos. Questiona a teoria hegemônica que vê no cristianismo uma religião de homens pobres e excluídos. Seguindo os insights do sociólogo e cientista ... -
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE JOÃO CALVINO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A REFORMA PROTESTANTE
(2015)Essa pesquisa tem como objetivos descrever a relação entre educação e a reforma calvinista, e em especial, o papel de João Calvino (1509-1564) nesse movimento. Trata-se de um trabalho teórico com ênfase na análise ... -
A CONCEPÇÃO DE PAZ EM MARTIN LUTHER KING: Fraternidade e igualdade como fundamentos da cultura de paz
(2018)O propósito deste artigo é discutirmos a concepção de paz em Martin Luther King tendo como fundamentos: fraternidade e igualdade, valores estes, aprendidos, sonhados, ensinados e defendidos durante a vida desse grande ... -
CORPOREIDADE EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: CONCEPÇÕES DE DOCENTES EM FORMAÇÃO.
(2015)O presente trabalho visa analisar as concepções sobre corpo/corporeidade na formação docente em Ciências da Religião de 19 graduandos concluintes bem como suas expectativas como professores do ensino religioso. Essa ... -
CURA E LIBERTAÇÃO COMO FENÔMENO RELIGIOSO NO CATOLICISMO: CONTEXTO NA CIDADE DE NATAL RN.
(2015)O fenômeno religioso muitas vezes é colocado como um mistério das religiões. Dependendo do tipo de fenômeno ele pode até ser entendido como incompreensivo. A cura e o processo de libertação são fenômenos espirituais ... -
CURA E LIBERTAÇÃO: uma abordagem sobre o fenômeno religioso na Igreja de Nossa Senhora Aparecida em Neópolis - Natal/RN
(2016)Este estudo consiste em analisar o fenômeno religioso do ritual católico intitulado “missa de cura e libertação” na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida situada no Bairro de Neópolis, Natal/RN. Trata-se de um ... -
CURAS ESPIRITUAIS NA CASA ESPIRITA AMOR E LUZ
(2018)Este trabalho aborda a temática saúde e espiritualidade e percebe o ser humano numa visão multidimensional (biológica, mental e espiritual), procurando evidenciar os tratamentos não convencionais utilizados no ... -
DEUS ESTÁ MORTO! AINDA...
(2016)Pensar a sentença nietzschiana “Deus está morto” como deve ser visada não é uma tarefa fácil. Depreendemos que a morte de Deus não é uma hermenêutica teológica e nem uma apologia ateísta. Neste trabalho, discorremos ... -
A DIMENSÃO ÉTICA DA AÇÃO DOCENTE DE ENSINO RELIGIOSO DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE NATAL
(2018)O artigo discute, a partir da ação ética das vozes dos professores de Ensino Religioso, segundo suas práticas, visando uma postura de respeito ao lecionar. Abrindo discussão sobre o doutrinador, prosélito e confessional ... -
DIVERSIDADE RELIGIOSA E ESPAÇO URBANO: UMA CARTOGRAFIA TEMÁTICA DO BAIRRO LAGOA AZUL (NATAL-RN)
(2024)A presente pesquisa trata sobre a religião material e o espaço urbano. Procuramos responder como a diversidade religiosa está distribuída no bairro de Lagoa Azul, localizado na cidade de Natal/RN, a partir da quantidade ... -
A DIVERSIDADE RELIGIOSA NO ÂMBITO ESCOLAR: OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO PÚBLICO
(2016)Este trabalho cujo tema é A DIVERSIDADE RELIGIOSA NO ÂMBITO ESCOLAR: OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO PÚBLICO, objetiva conhecer as dificuldades inerentes ao meio da aplicação da disciplina devido ... -
ENSINO RELIGIOSO E LITERATURA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA OBRA O PEQUENO PRÍNCIPE
(2015)O presente trabalho tem a finalidade contar de maneira breve a história do ensino Religioso na educação brasileira, desde a chegada dos jesuítas no Brasil até os dias atuais e mostrar como esse ensino pode ser feito a ... -
ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA COMPLEXA
(2024)A presente pesquisa foi direcionada à análise da relação do professor de Ensino Religioso (ER) com o objeto de seu componente curricular, adotando os postulados da teoria da complexidade de Edgar Morin e seus pressupostos ... -
ESPIRITÍSMO NO RIO GRANDE DO NORTE: FRAGMENTOS DE UMA HISTÓRIA
(2015)O presente trabalho tem como objeto de estudo o campo religioso espírita em sua abordagem histórica perante sua conexão com perspectivas da cultura local. Foi feita uma breve narrativa sobre a gênese do espiritismo na ... -
ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: A RELAÇÃO ENTRE CURA E FÉ NO CONTEXTO DA ONCOLOGIA
(2015)O trabalho ocorre baseado nas relações entre saúde e espiritualidade, visa estabelecer a partir do diálogo com os sujeitos que vivenciam ou vivenciaram o tratamento de doenças oncológicas, percebendo a forma de como ... -
ESTALEIROS DE SABERES UM EXERCÍCIO DE RELIGAÇÃO
(2016)Este estudo monográfico intitulado Estaleiros de Saberes um exercício de religação tem como objetivo geral apresentar minhas aprendizagens construídas como tutora de afeto vivida nos Estaleiros de Saberes, promovida ... -
ESTÁGIO CURRICULAR EM ENSINO RELIGIOSO: EXPERIÊNCIA DISCENTE E DESAFIOS NOS ANOS INICIAIS
(2023)O presente texto tem como finalidade relatar uma experiência de estágio do curso de Ciências da Religião da UERN realizada durante os estágios supervisionados I e II nas séries iniciais do Ensino Religioso. A metodologia ... -
ESTÁGIO CURRICULAR POR VIAS REMOTAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCENTE
(2023)Este artigo apresenta como tema central o estágio curricular por vias remotas e propõe como objetivo geral trazer um relato de experiência que possa refletir acerca do estágio realizado no contexto do ensino remoto. E ...