A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE JOÃO CALVINO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A REFORMA PROTESTANTE
Resumo
Essa pesquisa tem como objetivos descrever a relação entre educação e a
reforma calvinista, e em especial, o papel de João Calvino (1509-1564) nesse
movimento. Trata-se de um trabalho teórico com ênfase na análise bibliográfica.
Para Calvino a educação deveria ser essencialmente cristã e humanística. Cristã
porque tinha as Escrituras Sagradas como seu principal fundamento, e humanística
porque a leitura e o estudo das obras dos pensadores clássicos como Cícero,
Platão, Aristóteles poderiam contribuir em muito com a formação educacional dos
habitantes da suíça. João Calvino não deixou nada escrito sobre educação, mas
isso não o impediu de se envolver na reestruturação do sistema educacional da
cidade de Genebra. A principal contribuição de Calvino para a educação foi à
fundação da Academia de Genebra em 1559. Ao final da pesquisa ficou comprovado
que existiu uma relação entre educação e a Reforma Protestante, e que a
concepção de educação no pensamento de Calvino trouxe mudanças substanciais
no sistema educacional de Genebra. Os alunos que tinham uma educação de
qualidade que os preparavam para serem líderes religiosos com cidadãos aptos
para servirem ao governo. Os professores eram funcionários do governo e tinham
autonomia na escolha da melhor metodologia de ensino. A academia de Genebra
tornou-se reconhecida em toda Europa e inspirou diversas outras instituições e
movimentos.