ESTÁGIO CURRICULAR EM ENSINO RELIGIOSO: EXPERIÊNCIA DISCENTE E DESAFIOS NOS ANOS INICIAIS
Resumo
O presente texto tem como finalidade relatar uma experiência de estágio do curso de
Ciências da Religião da UERN realizada durante os estágios supervisionados I e II
nas séries iniciais do Ensino Religioso. A metodologia abordada no presente relato
trata-se de uma pesquisa bibliográfica associada ao próprio relato de experiência
(RE). Inegavelmente tratar dos estágios, sobretudo nos anos iniciais, é um debate
necessário para viabilizar discussões acerca da realidade a ser enfrentada pelo
discente em formação em seu campo de atuação. Políticas públicas, infraestrutura
das escolas, aspectos formativos iniciais e continuados, material didático, gestão
escolar, entre outros temas estão entrelaçados com a prática dos estágios, pois é
nessa experiência que o discente em formação tem contato com esses elementos
fazendo-o compreender que estagiar não se resume ao simples fato de conhecer a
prática de sala de aula. Nessa perspectiva, foi possível concluir que a experiência do
estágio nessa fase anos iniciais possibilita que estudante estagiário possa visualizar
os desafios enfrentados no cotidiano docente como: alunos ainda passando pelo
processo de alfabetização, recursos pedagógicos limitados, ter apenas uma aula por
semana em cada turma, entre outros fatores que surgem no cotidiano escolar.