• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)
  • Ver item
  •   Página inicial
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ensino religioso, diversidade e cultura afro-brasileira: uma análise das práticas docentes das escolas públicas de Apodi- RN

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (1.032Mb)
Data
2020-04-28
Autor
Torres, Rusiane da Silva
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O Brasil é um país multicultural, apresentando ampla diversidade étnica, nas crenças religiosas, nos costumes. A escola por sua vez, deve levar essa pluralidade para dentro das salas de aula. Esse estudo tem como objetivo analisar como o Ensino Religioso trata a diversidade religiosa nas escolas públicas do município de Apodi/RN que ofertam o Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano). Como objetivos específicos, estabeleceu-se: a) Abordar o contexto histórico do componente curricular Ensino Religioso, retomando as políticas educacionais que asseguram a disciplina no currículo escolar; b) debater acerca da diversidade cultural no ambiente escolar, destacando a visão dos/as professores/as perante a diversidade cultural e religiosa; e c) avaliar como o Ensino Religioso é trabalhado nessas escolas, enfatizando se existe a presença de um estudo acerca das religiões afro-brasileiras dentro dos conteúdos abordados no componente curricular. Esse trabalho está baseado nos pressupostos teóricos sobre a sociedade heterogênea e multicultural de Candau (2008). Munanga (2005, 2008) auxilia a pensar a diversidade cultural e as contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros. Para alcançar os objetivos propostos, adotou-se uma metodologia com abordagem qualitativa, usando a pesquisa documental e o uso de entrevistas semiestruturadas como técnicas metodológicas. Nesse sentido, entrevistou-se 10 professores/as da disciplina ER das escolas públicas de Apodi. Os dados obtidos nas entrevistas foram categorizados e analisados evidenciando uma predominância de temas relacionados ao cristianismo nas aulas do ER, contudo, há esforços de alguns/as dos/as docentes em abordarem a diversidade cultural religiosa existente no país, dando ênfase para as religiões afro-brasileiras.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/215
Collections
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV