Ensino religioso, diversidade e cultura afro-brasileira: uma análise das práticas docentes das escolas públicas de Apodi- RN
Abstract
O Brasil é um país multicultural, apresentando ampla diversidade étnica, nas crenças
religiosas, nos costumes. A escola por sua vez, deve levar essa pluralidade para dentro das salas
de aula. Esse estudo tem como objetivo analisar como o Ensino Religioso trata a diversidade
religiosa nas escolas públicas do município de Apodi/RN que ofertam o Ensino Fundamental
II (6o ao 9o ano). Como objetivos específicos, estabeleceu-se: a) Abordar o contexto histórico
do componente curricular Ensino Religioso, retomando as políticas educacionais que
asseguram a disciplina no currículo escolar; b) debater acerca da diversidade cultural no
ambiente escolar, destacando a visão dos/as professores/as perante a diversidade cultural e
religiosa; e c) avaliar como o Ensino Religioso é trabalhado nessas escolas, enfatizando se
existe a presença de um estudo acerca das religiões afro-brasileiras dentro dos conteúdos
abordados no componente curricular. Esse trabalho está baseado nos pressupostos teóricos
sobre a sociedade heterogênea e multicultural de Candau (2008). Munanga (2005, 2008) auxilia
a pensar a diversidade cultural e as contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros. Para
alcançar os objetivos propostos, adotou-se uma metodologia com abordagem qualitativa,
usando a pesquisa documental e o uso de entrevistas semiestruturadas como técnicas
metodológicas. Nesse sentido, entrevistou-se 10 professores/as da disciplina ER das escolas
públicas de Apodi. Os dados obtidos nas entrevistas foram categorizados e analisados
evidenciando uma predominância de temas relacionados ao cristianismo nas aulas do ER,
contudo, há esforços de alguns/as dos/as docentes em abordarem a diversidade cultural religiosa
existente no país, dando ênfase para as religiões afro-brasileiras.