Show simple item record

dc.contributor.authorTorres, Rusiane da Silva
dc.date.accessioned2023-10-05T18:21:08Z
dc.date.available2023-10-05T18:21:08Z
dc.date.issued2020-04-28
dc.identifier.citationTORRES, Rusiane da Silva. Ensino Religioso, diversidade e cultura afro-brasileira: uma análise das práticas docentes das escolas públicas de Apodi- RN. 101f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Norte, Mossoró, 2020en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/215
dc.description.abstractO Brasil é um país multicultural, apresentando ampla diversidade étnica, nas crenças religiosas, nos costumes. A escola por sua vez, deve levar essa pluralidade para dentro das salas de aula. Esse estudo tem como objetivo analisar como o Ensino Religioso trata a diversidade religiosa nas escolas públicas do município de Apodi/RN que ofertam o Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano). Como objetivos específicos, estabeleceu-se: a) Abordar o contexto histórico do componente curricular Ensino Religioso, retomando as políticas educacionais que asseguram a disciplina no currículo escolar; b) debater acerca da diversidade cultural no ambiente escolar, destacando a visão dos/as professores/as perante a diversidade cultural e religiosa; e c) avaliar como o Ensino Religioso é trabalhado nessas escolas, enfatizando se existe a presença de um estudo acerca das religiões afro-brasileiras dentro dos conteúdos abordados no componente curricular. Esse trabalho está baseado nos pressupostos teóricos sobre a sociedade heterogênea e multicultural de Candau (2008). Munanga (2005, 2008) auxilia a pensar a diversidade cultural e as contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros. Para alcançar os objetivos propostos, adotou-se uma metodologia com abordagem qualitativa, usando a pesquisa documental e o uso de entrevistas semiestruturadas como técnicas metodológicas. Nesse sentido, entrevistou-se 10 professores/as da disciplina ER das escolas públicas de Apodi. Os dados obtidos nas entrevistas foram categorizados e analisados evidenciando uma predominância de temas relacionados ao cristianismo nas aulas do ER, contudo, há esforços de alguns/as dos/as docentes em abordarem a diversidade cultural religiosa existente no país, dando ênfase para as religiões afro-brasileiras.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectEnsino Religiosoen_US
dc.subjectDiversidade cultural religiosaen_US
dc.subjectReligiões afro-brasileirasen_US
dc.titleEnsino religioso, diversidade e cultura afro-brasileira: uma análise das práticas docentes das escolas públicas de Apodi- RNen_US
dc.typeThesisen_US


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record