• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)
  • View Item
  •   DSpace Home
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Fractais na formação de professores: um estudo interdisciplinar no curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (2.230Mb)
Date
2020-02-27
Author
Oliveira, Paula Roberta Mendes de
Metadata
Show full item record
Abstract
Esse trabalho tem como objetivo compreender as potencialidades da Geometria Fractal como proposta didático-metodológica interdisciplinar na formação do professor de Matemática a partir de discussões com os alunos de Licenciatura em Matemática, futuros atores responsáveis também por esse processo. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória com algumas características da pesquisa-ação com uma turma de alunos da disciplina Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática II do 5o período do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central. Assim, trazemos como resultado, o olhar dos licenciandos sobre os materiais didáticos apresentados que tem como base a Geometria Fractal para o ensino de matemática, essa geometria que surgiu junto com a Teoria do Caos, algo novo, diferenciado para os licenciandos e intimamente ligada a interdisciplinaridade. Além disso, realizamos um estado do conhecimento sobre a abordagem dessa nova geometria, sua relação com a interdisciplinaridade e a formação do professor de matemática, em dissertações e teses do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes no período de 2005 a junho de 2017. Desta forma, concluímos que a proposta didático-metodológica apresentada possui um potencial desejável e que sua utilização poderá contribuir para facilitar o processo de ensino e aprendizagem em todos os níveis, desde que adequada a cada um deles, desde a Educação Básica ao Ensino Superior, apesar de ainda existir uma lacuna interdisciplinar, o que gera novos caminhos a serem percorridos por professores que gostam e estão sempre em busca de novas possibilidades para melhoria de sua prática em sala de aula.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/213
Collections
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV