Fractais na formação de professores: um estudo interdisciplinar no curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Abstract
Esse trabalho tem como objetivo compreender as potencialidades da Geometria Fractal como
proposta didático-metodológica interdisciplinar na formação do professor de Matemática a
partir de discussões com os alunos de Licenciatura em Matemática, futuros atores responsáveis
também por esse processo. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa
exploratória com algumas características da pesquisa-ação com uma turma de alunos da
disciplina Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática II do 5o período do
Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,
Campus Central. Assim, trazemos como resultado, o olhar dos licenciandos sobre os materiais
didáticos apresentados que tem como base a Geometria Fractal para o ensino de matemática,
essa geometria que surgiu junto com a Teoria do Caos, algo novo, diferenciado para os
licenciandos e intimamente ligada a interdisciplinaridade. Além disso, realizamos um estado do
conhecimento sobre a abordagem dessa nova geometria, sua relação com a interdisciplinaridade
e a formação do professor de matemática, em dissertações e teses do Catálogo de Teses e
Dissertações da Capes no período de 2005 a junho de 2017. Desta forma, concluímos que a
proposta didático-metodológica apresentada possui um potencial desejável e que sua utilização
poderá contribuir para facilitar o processo de ensino e aprendizagem em todos os níveis, desde
que adequada a cada um deles, desde a Educação Básica ao Ensino Superior, apesar de ainda
existir uma lacuna interdisciplinar, o que gera novos caminhos a serem percorridos por
professores que gostam e estão sempre em busca de novas possibilidades para melhoria de sua
prática em sala de aula.