Imunologia integrada à saúde ambiental: estratégias metodológicas para o ensino de arboviroses
Resumo
O ensino de Biologia no Ensino Médio ainda está centrado nos moldes tradicionais, com
caráter conteudista, com foco na memorização de conceitos. Esta pesquisa propõe reflexões
sobre a utilização de novas metodologias, com o objetivo de desenvolver e testar estratégias
metodológicas para trabalhar os conteúdos de imunologia no ensino médio, com ênfase em
saúde ambiental e incidência de Arboviroses. A pesquisa foi realizada na Escola Normal
Estadual José de Paiva Gadelha, no município de Sousa-Paraíba, com alunos da 3a série do
Ensino Médio. Foi aplicado um questionário aberto, para levantamento de dados sobre a
concepção dos alunos acerca da Imunologia, sua relação com a saúde ambiental e
arboviroses. Diferentes metodologias foram integradas às aulas: construção de um folder
informativo, produção de uma história em quadrinhos, aula de campo, construção e aplicação
de um jogo virtual. Os resultados da pesquisa mostraram que a utilização de metodologias
variadas, apresentam-se como alternativas facilitadoras da aprendizagem.