• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)
  • View Item
  •   DSpace Home
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Museu virtual como ferramenta para o ensino de biologia: aspectos ecológicos e socioculturais da cidade de Ceará Mirim/RN

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (5.801Mb)
Date
2019-07-26
Author
Lima, Janaina Carla Cunha de
Metadata
Show full item record
Abstract
O desenvolvimento dos museus virtuais tem se tornado uma alternativa para o fortalecimento e preservação da memória e democratização do patrimônio cultural. Desta forma, este trabalho objetiva a formatação de um Museu Virtual da cidade de Ceará-Mirim/RN, especificamente da região conhecida como “Banho das escravas”, a partir da pesquisa bibliográfica do meio ambiente artificial, exploração em campo das interações ecológicas, da flora e fauna presentes, bem como das vivências dos discentes participantes, associado aos conteúdos da biologia, promovendo o ensino-aprendizagem, como também divulgando produções pedagógicas de trabalhos ecológicos de alunos dos diversos níveis educacionais, para a comunidade em geral. Os resultados proporcionaram a confecção de um acervo audiovisual produzido pelos discentes durante a aula de campo, no ambiente natural “Banho das Escravas” e no meio ambiente artificial do patrimônio histórico arquitetônico do município de Ceará-Mirim, sendo possível identificar espécies presentes na região, interações ecológicas e econômicas locais, facilitando assim a compreensão do meio através de uma leitura ecológica in loco. O material produzido foi utilizado para enriquecer a plataforma do museu virtual para o ensino de biologia, quanto aos aspectos ecológicos e socioculturais. O Museu Virtual se apresenta como uma fonte de pesquisa aberta sobre a região, ressignificando os saberes por meio do reconhecimento do ambiente local.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/184
Collections
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV