Museu virtual como ferramenta para o ensino de biologia: aspectos ecológicos e socioculturais da cidade de Ceará Mirim/RN
Abstract
O desenvolvimento dos museus virtuais tem se tornado uma alternativa para o fortalecimento e
preservação da memória e democratização do patrimônio cultural. Desta forma, este trabalho
objetiva a formatação de um Museu Virtual da cidade de Ceará-Mirim/RN, especificamente da
região conhecida como “Banho das escravas”, a partir da pesquisa bibliográfica do meio
ambiente artificial, exploração em campo das interações ecológicas, da flora e fauna presentes,
bem como das vivências dos discentes participantes, associado aos conteúdos da biologia,
promovendo o ensino-aprendizagem, como também divulgando produções pedagógicas de
trabalhos ecológicos de alunos dos diversos níveis educacionais, para a comunidade em geral. Os
resultados proporcionaram a confecção de um acervo audiovisual produzido pelos discentes
durante a aula de campo, no ambiente natural “Banho das Escravas” e no meio ambiente artificial
do patrimônio histórico arquitetônico do município de Ceará-Mirim, sendo possível identificar
espécies presentes na região, interações ecológicas e econômicas locais, facilitando assim a
compreensão do meio através de uma leitura ecológica in loco. O material produzido foi utilizado
para enriquecer a plataforma do museu virtual para o ensino de biologia, quanto aos aspectos
ecológicos e socioculturais. O Museu Virtual se apresenta como uma fonte de pesquisa aberta
sobre a região, ressignificando os saberes por meio do reconhecimento do ambiente local.