Estudo do tópico discursivo como estratégia argumentativa no Projeto Polêmicas em Debate
Abstract
O estudo do tópico discursivo possibilita o conhecimento de que a identificação do
tópico de um texto é essencial para sua compreensão. No momento da interação, os
interlocutores podem manter o tópico, mudar ou retomar o assunto que se fala. Com isso, esta
pesquisa é centrada no ensino do tópico discursivo como estratégia argumentativa no projeto
Polêmicas em debate. Esse projeto tem promovido o ensino de língua portuguesa há sete anos
e tem como objetivo debater temas polêmicos que circulam na sociedade. Assim, utilizam o
debate de fundo controverso para viabilizar os argumentos e a defesa do ponto de vista dos
participantes. Logo, acredita-se ser possível realizar o ensino do tópico como estratégia
argumentativa a partir do gênero debate nas aulas de língua portuguesa do ensino médio. O
objetivo deste trabalho é investigar como se dão as estratégias argumentativas no debate de
fundo controverso realizado no projeto Polêmicas em Debate, considerando o desvio e a
manutenção do tópico discursivo. Por isso, os estudos do tópico discursivo foram
relacionados com os do gênero debate e com as teorias da argumentação. Na intenção de
alcançar esse objetivo, as discussões apoiaram-se em Jubran (1993), Pinheiro (2012) e
Cavalcante (2012) para estudar o tópico discursivo; em Bakhtin (1997), Marcuschi (2007),
Dolz, Schneuwly e Pietro (2004) para abordar a oralidade e os gêneros orais; em Perelman;
Tyteca (2017), Koch e Elias (2016) para tratar sobre a argumentação. O ensino do gênero
debate possibilita a sistematização da oralidade que pode ser ancorada em diversas estratégias,
das quais elegeu-se o tópico discursivo enquanto estratégia argumentativa. A partir dos
objetivos específicos busca-se identificar como o desvio do tópico discursivo pode se
configurar como estratégia argumentativa de proteção de face dos participantes do debate; e
analisar como a manutenção do tópico discursivo pode ser um meio de fortalecer os
argumentos apresentados pelos debatedores. A pesquisa é qualitativa e também um estudo de
caso embasada em Prodanov (2013), Yin (2001) e Gil (2008), e como percurso metodológico
para o alcance dos objetivos, analisou-se as transcrições de dois vídeos dos debates que foram
gravados durante o Projeto Polêmicas em Debate no ano de 2017 a partir dos procedimentos
elencados na metodologia. Os resultados da análise mostraram que, ao defender sua tese,
alguns debatedores utilizaram a manutenção quando fizeram uso de tópicos que mantinham
relação direta com o tópico central do debate; e constatou-se a presença do desvio como
estratégia de proteção de face quando o debatedor fez uso de tópicos que não mantinham
relação direta com o tópico central. Além disso foi analisado o grau de complexidade dos
argumentos, dividindo-os em três níveis: baixo, médio e elevado. Desse modo, conclui-se que
é possível o ensino do tópico discursivo através do gênero oral debate que permite o
desenvolvimento da língua oral e do raciocínio lógico, bem como das estratégias
argumentativas nas aulas de língua portuguesa.