Trilha orgânica: a influência do jogo digital na aprendizagem de funções orgânicas oxigenadas com alunos da 3ª série do ensino médio
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Data
2020-02-28Autor
Silva, Francisco Glauber de Brito
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Os jogos digitais em especial os que possui enfoque educativos, são assinalados
como uma ferramenta viável para utilização no ambiente escolar, visto que insere os
discentes em um momento de interação, de forma que, propicia o desenvolvimento de
diversas habilidades. Entretanto, há vezes que não é possível para o docente conseguir
jogos que se adequam à finalidade escolar, assim como a sua viabilidade de uso,
levando em consideração o público e recursos disponíveis, o que torna em algumas
situações o jogo inviável no contexto escolar. Com base neste contexto, objetiva-se com
este trabalho analisar a contribuição de jogo digital Trilha Orgânica como uma
ferramenta pedagógica na aprendizagem de Química Orgânica para a 3a série do Ensino
Médio. Para tanto as abordagens utilizadas nesta pesquisa foram qualitativas e
quantitativas. Realizamos uma pesquisa ação com objetivo de verificar nossa hipótese:
o uso de jogos digitais influencia positivamente a aprendizagem dos alunos da terceira
série do ensino médio no conteúdo de Química Orgânica. Os instrumentos utilizados
foram pesquisa bibliográfica em forma de um estado do conhecimento, questionário
pré-teste antes da aplicação do jogo e mais dois questionários um na forma de escala
diferencial semântico para os discentes e outro na forma de escala Likert para os
docentes. A presente pesquisa teve como suporte teórico os trabalhos, principalmente,
de Alves, (2010); Kishimoto (1994); Mercado (1998); Tonéis (2010); Brasil (1999);
Solomons e Fryhle (2010); Abreu (2009); Nóvoa (1999) e Marcelo (2013). Perante os
resultados expostos, nesse sentido, a utilização dos jogos como instrumento no processo
de aprendizagem pode ser considerada como viável, benéfica e possui características
lúdicas, o mesmo tem vários pontos em comum com a prática docente. Espera-se, a
partir desta pesquisa, que novos trabalhos com jogos didáticos e atividades lúdicas
sejam realizados em outras séries do ensino médio que contemplem outros conteúdos,
bem como sirva de auxílio e inspiração para o professor de Química e de outra
disciplina que queira tornar suas aulas mais atrativas, interativas, dinâmicas, prazerosas
e significativas, uma vez que os jogos se mostraram como um real elemento motivador
para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de conhecimento em Química.