Letramento científico através da abordagem CTSA para um curso de Pedagogia
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Data
2020-04-28Autor
Santiago, Debora Dalila da Silva Almeida
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Reconhecemos a necessidade de refletir e trabalhar, nessa pesquisa, problemáticas
envolvendo o ensino de ciências, buscando novas abordagens de ensino que possibilitem o
letramento científico. É importante trabalhar questões relacionadas ao letramento científico
desde os primeiros anos da vida escolar, em que o processo de ensino e aprendizagem nesse
período acontece por intermédio do professor licenciado em pedagogia. Por esse motivo é
necessário que a formação inicial do pedagogo contemple a formação para o ensino de
ciências, sensível e atenta para questões e valores socioambientais. Reconhecemos a
importância de capacitar esses profissionais da educação para as primeiras discussões sobre
ciências nos diferentes níveis de ensino que é de sua responsabilidade. Vale destacar que, para
ser capaz de letrar indivíduos em ciências, deve-se primeiramente compreendê-la. Pensando
nessa necessidade de preparar os pedagogos para promover o letramento científico o presente
trabalho objetivou-se analisar contribuições e limitações de uma Unidade de Ensino
Potencialmente Significativa (UEPS) para o letramento científico de licenciandos em
pedagogia. A princípio realizamos uma pesquisa documental, para identificar possibilidades
de letramento científico no currículo do curso de pedagogia da UERN, para identificar quais
disciplinas da matriz curricular possibilitariam a abordagem do tema em questão. Analisamos
o ementário que se encontra no PPC de pedagogia, onde identificamos 47 componentes
obrigatórios, que são distribuídos em 8 períodos. Entre os 47 componentes, encontramos 7
disciplinas que abordam em suas ementas temas que podem contribuir de forma significativa
para o letramento científico dos pedagogos em formação. Em seguida analisamos as atitudes e
crenças dos alunos do curso de pedagogia sobre ciências; para isso utilizamos dois
instrumentos de coleta de dados, o TOSLS elaborado por Cara Gormally, Peggy Brickman, e
Mary Lutz, que já é amplamente utilizado para medir habilidades e competências de
letramento científico, e uma escala tipo Likert, elaborado pela autora para perceber a visão
dos discentes sobre a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). Apesar
das dificuldades em utilizar as habilidades de letramento científico no TOSLS, os alunos
apresentaram bons resultados na escala tipo Likert, em que percebemos uma visão crítica
sobre a relação CTSA. Por fim, elaboramos com base em Moreira (2011) uma UEPS para
promover o letramento científico com enfoque CTSA, aplicamos junto aos licenciados do
curso de pedagogia da UERN e em seguida avaliamos a aplicação. As colocações dos alunos
demonstraram que a UEPS foi significativa dentro do processo formativo acadêmico, bem
como no processo formativo pessoal. Ao compreender e desenvolver as habilidades de
letramento científico os alunos se tornaram mais autônomos e críticos com relação a
disseminação de informações científicas e como elas influenciam na tomada de decisões que
afetam direta ou indiretamente a sociedade e o meio ambiente. Esse processo contribuiu
positivamente para uma formação cidadã.